Dados do Trabalho


TÍTULO

AÇAO DO TREINAMENTO DOS MUSCULOS DO ASSOALHO PELVICO DE GESTANTES COM INCONTINENCIA URINARIA DE ESFORÇO

OBJETIVO

Analisar o efeito do TMAP com auxílio do Biofeedback Eletromiográfico (sEMG) em mulheres grávidas com queixas de IUE, avaliar a prevalência da constipação associada à IUE e mensurar a atividade mioelétrica das fibras fásicas dos músculos do assoalho pélvico pré e pós-tratamento.

MÉTODO

Trata-se de um estudo de coorte retrospectivo realizado em um serviço especializado de Fisioterapia, no período de janeiro de 2019 a dezembro de 2020. Foram incluídas no estudo 66 gestantes com queixas de IUE submetidas à avaliação eletromiográfica endovaginal (Miotool, Miotec), utilizando o protocolo Glazer. Em seguida realizaram 10 sessões de treinamento dos músculos do assoalho pélvico com o Biofeedback sEMG endovaginal por 20 minutos 1 vez por semana.

RESULTADOS

A média de idade foi de 31,5 anos. Das 66 gestantes com IUE, 12 (18,1%) tiveram parto vaginal anteriormente, 21 gestantes (31%) relataram queixas de constipação instestinal associada (Escore de Wexner 21). O critério usado como comparativo de melhora foi a queixa da paciente e os valores da atividade mioelétrica das fibras fásicas. Os valores da atividade miolétrica da musculatura fásica na primeira sessão foi de 30,1uV e na décima sessão foi 41,6uV. Apenas 5 gestantes ainda tinham queixas de IU na décima sessão.

CONCLUSÕES

Este estudo preliminar sugere que após 10 semanas de treinamento muscular do assoalho pélvico através do Biofeedback sEMG houve aumento na atividade mioelétrica das fibras fásicas dos músculos do assoalho pélvico. Além disso foi observado redução dos episódios de IUE das gestantes. Vale ressaltar a importância de novos estudos correlacionando a constipação intestinal e a IU em gestantes.

PALAVRAS CHAVE

biofeedback; disfunções pélvicas, incontinência urinária, fisioterapia

Área

CONSTIPAÇÃO E DOENÇAS DO ASSOALHO PÉLVICO

Instituições

Gastroclínica Cascavel - Paraná - Brasil

Autores

GUSTAVO KURACHI, MARCIELI SCHUSTER, TASSIANY DA SILVA PASQUATTO, PATRICIA GOTARDO, LETICIA RAHAL CARDOSO BARUCCI, DORYANE MARIA DOS REIS LIMA, UNIVALDO ETUSO SAGAE