Dados do Trabalho


TÍTULO

CIRURGIA DE LADD PARA CORREÇAO DE MA ROTAÇAO INTESTINAL: RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

A má rotação intestinal é definida como rotação e fixação imprópria do intestino primitivo durante o desenvolvimento embrionário. Seu diagnóstico normalmente é realizado no período neonatal. Os pacientes apresentam sintomas agudos, secundários ao volvo, ou crônicos, como a intolerância alimentar. A incidência na população em geral é de um para cada 200 a 500 recém-nascidos. O diagnóstico tardio da má rotação intestinal em adultos é raro e ocorre somente em 0,2% dos casos, pois a maioria dos adultos afetados são assintomáticos. Os sintomas nessa população normalmente são dor abdominal e constipação, geralmente compatíveis com suboclusão intestinal. Nesses casos, o diagnóstico pode ser estabelecido com exames de imagem como tomografia computadoriza com contraste ou trânsito intestinal. A cirurgia de LADD, descrita em 1930, constitui a principal opção para o tratamento.

RELATO DE CASO

Paciente masculino de 17 anos, com quadros esporádicos de suboclusão intestinal, resolvidos de forma espontânea, com uso de antiespasmódicos. Em outubro de 2020 procurou pronto socorro com quadro de dor intensa em fossa ilíaca direita, com suspeita de apendicite aguda. Realizada incisão transversa, porém não identificado apêndice cecal. Após o procedimento foi realizada tomografia computadorizada que identificou má rotação intestinal, com sinal do redemoinho com 540° de giro a partir do ângulo de Treitz. Tal achado foi confirmado no trânsito intestinal. O paciente foi submetido a cirurgia de LADD (secção das bandas de LADD, posicionando-se o intestino delgado a direita e o cólon a esquerda). Realizada apendicectomia pelo risco de dificuldades diagnósticas pela localização anômala do apêndice. O paciente apresentou boa evolução no pós-operatório, recebendo alta hospitalar após 2 dias, com boa aceitação da dieta, sem dor abdominal e com trânsito intestinal normal.

DISCUSSÃO

A má rotação intestinal é comumente diagnosticada no período neonatal. No adulto, essa condição é rara e geralmente subdiagnosticada, uma vez que os pacientes são oligossintomáticos e esta não é uma hipótese comumente considerada nos quadros de dor abdominal, como no caso descrito. O estudo de imagem, para avaliar a anatomia do trato gastrointestinal, é ferramenta útil nos casos de dor abdominal recorrente e atípica. A cirurgia de LADD é o procedimento de escolha e a apendicectomia de oportunidade deve ser feita, devido a localização não habitual do apêndice, pois não aumenta a morbidade do procedimento e, caso não realizada, o diagnóstico de apendicite aguda em um paciente com má rotação pode ser desafiador.

PALAVRAS CHAVE

Cirurgia Colorretal; Má Rotação Intestinal; Cirurgia de LADD;

Área

MISCELÂNEA

Instituições

HOSPITAL UNIVERSITARIO CAJURU - Paraná - Brasil

Autores

JOAO AUGUSTO DOS REIS GUERRA, LETICIA RODRIGUES DE SOUZA, RENATO VISMARA ROPELATO, PATRICIA ZACHARIAS, ERON FÁBIO MIRANDA, PAULO GUSTAVO KOTZE