Dados do Trabalho


TÍTULO

HERNIA PERINEAL POS COCCIGECTOMIA: RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

A hérnia perineal é definida como uma protuberância palpável no períneo relacionada à protrusão de vísceras intra-abdominais ou pélvicas através do defeito na fáscia e musculatura do assoalho pélvico. Pode ser considerada uma complicação rara da coccigectomia.

RELATO DE CASO

Paciente do sexo masculino, 72 anos, com história de ter sido submetido à coccigectomia 13 anos antes, por dor intensa pós traumática. Evoluiu com melhora acentuada, mas permaneceu com discreta dor residual. Há 4 meses notou abaulamento na região sacrococcigea com dor local na posição sentada, associada à importante dificuldade de eliminação das fezes, que era facilitada pela compressão manual do local. Ao exame físico apresentava visível abaulamento do reto nessa região que regredia com a compressão. Realizou colonoscopia que foi normal e Ressonância Magnética pélvica que revelou hérnia de 2,8 x 2,1 cm com saco herniário de 4,8 cm. Foi submetido à correção cirúrgica com incisão longitudinal de 7 cm no sulco interglúteo, identificação de saco herniário bem constituído, plicatura das fácias reduzindo o orifício herniário e reforço com tela de polipropileno de baixa densidade com dupla face de polidioxanona (Proceed®️). O paciente evoluiu bem, sem complicações pós operatórias e encontra-se assintomático 18 meses após o procedimento.

DISCUSSÃO

Os ligamentos e músculos anatomicamente relacionados ao cóccix ajudam a sustentar o assoalho pélvico e também contribuem para o controle voluntário do intestino. A dor que ocorre na região do cóccix é conhecida como coccidínia. A razão, na maioria dos casos, é o trauma vertical direto, principalmente associado à quedas envolvendo o cóccix, somando-se ao microtrauma repetitivo, ao parto e ao espasmo dos músculos do assoalho pélvico. A coccigectomia pode ser indicada em casos de dor crônica. Não é clara estatisticamente a ocorrência de hérnia perineal após esse procedimento na literatura disponível. Por isso, o diagnóstico dessa complicação está intimamente interligado com a consolidação do conhecimento cirúrgico e necessita de avaliação especializada para elaboração de tratamento mais direcionado e eficaz. A anatomia do quadro pode ser estudada através da tomografia computadorizada de abdome e pelve com contraste e ressonância magnética pélvica, uma vez que tais exames de imagem possibilitam a visualização do conteúdo da hérnia e a condição dos músculos do assoalho pélvico previamente à cirurgia. A hérnia perineal pode causar dor perineal crônica, obstrução intestinal, distúrbios urinários e um queixas estéticas. Porém, é mais comumente assintomática. A indicação cirúrgica é fundamentada na natureza sintomática da protusão, e, em grande parte dos casos, consiste de reparo de tela por meio de uma abordagem abdominal, perineal ou combinada. A laparoscopia também é um método utilizado. Alguns estudos relataram altas taxas de recorrência após correção de hérnia perineal. No entanto, não há evidências conclusivas para apoiar o uso de qualquer abordagem em particular.

PALAVRAS CHAVE

hérnia perineal, coccigectomia

Área

CONSTIPAÇÃO E DOENÇAS DO ASSOALHO PÉLVICO

Instituições

FAMERP - São Paulo - Brasil

Autores

GABRIEL BATISTA VARELA, DANIELA FERREIRA, LUIZA ROSSI PETTINELLI, GIOVANA DALMEDICO DE CASTRO , ISABELA PEREIRA ALMEIDA DE JESUS, JOAO VITOR ALVES NEVES BARRIONOVO, GENI SATOMI CUNRATH, JOAO GOMES NETINHO