Dados do Trabalho


TÍTULO

RESSECÇAO PRIMARIA DE TUMOR NEUROENDOCRINO DE ILEO TERMINAL METASTATICO, EM PACIENTE COM SINDROME CARCINOIDE

INTRODUÇÃO

Os tumores neuroendócrinos (TNE) constituem um tipo raro e diversificado de tumor. São descritos em vários órgãos, sendo o trato gastrointestinal (TGI) e os pulmões, os locais mais acometidos. Os TNE de jejuno e íleo, correspondem ao local de maior acometimento do TGI e possuem comportamento indolente, de diagnóstico tardio e prognóstico, geralmente, desfavorável. A síndrome carcinoide é característica em pacientes em fase avançada dos TNE de TGI, já com disseminação hepática, na maioria das vezes.

RELATO DE CASO

W.F.S, 61 anos, masculino, encaminhado à Coloproctologia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio, pela Equipe de Saúde da Família, em maio de 2021, devido à história de perda ponderal de 20 kg em 6 meses, diarreia aquosa (5 episódios/dia), rubor e calor facial, associados a episódios de lipotimia. À Ultrassonografia de abdome total: massa em topografia de Cólon Direito e nódulos hepáticos, sugestivos de implantes secundários. Colonoscopia maio 2021: lesão vegetante em Ceco, friável, e pólipo pediculado, com superfície irregular, biópsias de ambas. Anatomopatológico: ambas, adenoma tubular com displasia de baixo grau. Solicitado nova Colonoscopia e Endoscopia digestiva alta (EDA). Colonoscopia: Em Ceco, lesão vegetante extensa, de base larga, biópsias, e lesão elevada, feito polipectomia. Anatomopatológico: pólipo - adenoma túbulo-viloso com atipias leves e lesão - tumor neuroendócrino bem diferenciado G1. EDA: gastrite antral erosiva plana moderada. Apresentava hipertensão arterial sistêmica, angina estável e história de Infarto Agudo do Miocário (IAM), em 2019. Tomografia computadorizada (TC) abdome total: múltiplos implantes hepáticos; massa infiltrativa, em íleo distal, com focos de calcificação de permeio e densificação de gordura adjacente. TC de tórax: múltiplos implantes secundários e linfangite carcinomatosa, linfonodomegalias mediastinais suspeitas. Ácido 5-hidroxiindolacético (5 –HAA) superior a 40mg/24h, Antígeno carcinoembrionário (CEA): 1,0. Risco cardiológico liberado. Internado na véspera do procedimento e iniciado Octreotide, na dose de 0,1mg 8/8h, subcutâneo, para melhora dos sintomas da síndrome carcinoide. Submetido em junho/2021, à Hemicolectomia Direita em Oncologia com anastomose íleo-transverso, látero-lateral grampeada, sob anestesia geral, por via laparotômica. Houve conversão da laparoscopia, devido à importante aderência tumoral à artéria ileocólica. Anátomo-patológico da peça cirúrgica: T3N2M1(02 linfonodos acometidos/16), Tumor neuroendócrino bem diferenciado, G2, com margens livres. Aguardando autorização do Estado, quanto ao fornecimento de Octreotide para uso domiciliar, e avaliação da Oncologia Clínica, para definir sobre adjuvância.

DISCUSSÃO

A ressecção cirúrgica do TNE primário de delgado objetiva reduzir taxas de complicações, mesmo que haja disseminação da doença. Em caso de síndrome carcinoide, o uso de Ocreotide, está indicado para tratamento dos sintomas. A presença de metástases reduz significativamente a sobrevida.

PALAVRAS CHAVE

Síndrome carcinoide; Tumor neuroendócrino; NET Íleo distal

Área

MÉTODOS DIAGNÓSTICOS

Instituições

HOSPITAL DAS CLÍNICAS SAMUEL LIBÂNIO - Minas Gerais - Brasil

Autores

THAIS MOURA BRAGA, MARIO EDUARDO FONSECA GUEDES, LAIS PRUDENTE DE ANDRADE, CARLOS ROBERTO AMORIM, NICOLAS BIAGIONE TIBURZIO, ELISIO MEIRELLES DE MIRANDA, VIRGINIO CANDIDO TOSTA DE SOUZA, ROGERIO MENDES GRANDE