Dados do Trabalho


TÍTULO

ENTEROCLISE NO SUPORTE NUTRICIONAL DO PACIENTE COM SINDROME DO INTESTINO CURTO: RELATO DE CASO E REVISAO DE LITERATURA

INTRODUÇÃO

A Sociedade Europeia de Nutrição Clínica e Metabolismo definiu a insuficiência intestinal como a redução da função intestinal abaixo do mínimo necessário para absorção de macronutrientes, água e eletrólitos, de modo que a suplementação intravenosa é necessária para manter a saúde e/ou crescimento. A classificação fisiopatológica identificou cinco condições principais: intestino curto, fístula intestinal, dismotilidade intestinal, obstrução mecânica e doença extensa da mucosa intestinal.

RELATO DE CASO

EBS, masculino, 18 anos, admitido em serviço de gastroenterologia de hospital terciário por quadro de perda ponderal e diarreia intermitente com muco há um ano, associado à quadro de semi-oclusão intestinal. Submetido à tomografia computadorizada de abdome que evidenciou duas fístulas: fístula entero-entérica e fistula entero-colônica (sigmoide), condicionando acentuada redução do calibre dos orgãos. Paciente submetido à laparotomia exploradora com identificação de fístula entre jejuno proximal e sigmóide, promovendo importante estreitamento luminal de ambos. Optado pela enterectomia com jejunostomia em dupla boca, além de Sigmoidectomia, com colostomia de coto proximal e amputação de coto retal. Optado pela introdução de Nutrição parenteral total associada à Enteróclise com sonda tipo Foley (nº 18) de alça distal/disfuncionalizada de ileostomia com formulações oligoméricas de nutrição enteral padronizadas pela própria instituição. Paciente evolui com retirada progressiva de NPT nos primeiros 15 dias de internamento hospitalar, tendo alta em uso de Nutrição oral de alta absorção associada à infusão diária de suplementação hiperproteica e hipercalórica por enteróclise. Em acompanhamento ambulatorial, paciente apresenta diagnóstico anatomopatológico de Doença de Crohn e inicia programação para reconstrução de transito intestinal. Nos primeiros dois meses de pós-operatório, paciente apresenta ganho ponderal de 10 quilos em uso exclusivo de dieta oral de alta absorção e infusões diárias de suplementação Hiperproteica e Hipercalória por enteróclise.

DISCUSSÃO

A Síndrome do Intestino Curto (SIC) é uma condição clínica rara e complexa, resultante da perda da capacidade de absorção intestinal devido à ressecção cirúrgica, defeito congênito ou doença da mucosa intestinal. O complexo de sintomas varia de paciente para paciente, mas é caracterizado por diarreia, fezes gordurosas, dor abdominal, desnutrição e desidratação.
Os mais importantes aspectos do manejo dos paciente com SIC são atender às suas necessidades de nutrição e fluídos, minimizando as complicações associados, sobretudo às relacionadas ao uso de nutrição parenteral.
Neste e em outros contextos de disfuncionalidade oral ou intestinal, a enteróclise se apresenta como uma alternativa de suporte nutricional à nutrição parenteral total.

PALAVRAS CHAVE

Doença de Crohn; Enteróclise ; Nutrição

Área

DOENÇAS INFLAMATÓRIAS DO INTESTINO

Instituições

Hospital Geral Roberto Santos - Bahia - Brasil

Autores

DEMERSON BATISTA VIEIRA, CARLOS RAMON SILVEIRA MENDES, LÍVIA PERUZZO ZOLLINGER, LUCIANO ARTHUR PEREIRA, RÔMULO CURY-RAD BARBOSA, ADIL JOSÉ DUARTE FILHO