Dados do Trabalho


TÍTULO

ANALISE RETROSPECTIVA DOS FATORES ENVOLVIDOS NA RECIDIVA OU PROGRESSAO TUMORAL, EM PACIENTES COM NEOPLASIA DE COLON DIREITO, TRATADA DE 2015/2016

OBJETIVO

Avaliar os principais fatores relacionados a recidiva e/ou progressão de doença, em pacientes com neoplasia de colon direito.

MÉTODO

Os dados para esse estudo foram coletados de forma retrospectiva, através do banco de dados do hospital em questão, disponível na plataforma REDCAP. Foram obtidos dados de pacientes com neoplasia de colon direito, operados de Janeiro de 2015 a Janeiro de 2016. Através de consulta de prontuário médico foram coletados os dados após 5 anos de seguimento, para avaliar as taxas de recidiva e/ou progressão de doença.

RESULTADOS

Foram identificados cerca de 30 pacientes submetidos a colectomia direita, no período de 2015 a 2016, no hospital de estudo. Destes, 56,7% eram homens, com idade média de 60,43 anos. Com relação à localização do tumor, cerca de 6,7% dos pacientes possuíam neoplasia apendicular, 13,3% do ângulo hepático e 10% do cólon transverso.
A maioria dos pacientes era classificado como ASA II (67,9%), sendo que apenas 17,9% eram ASA III. Nove pacientes foram submetidos à cirurgia por via convencial (laparotômica), o que corresponde a 30% dos casos. Os demais realizaram cirurgia por via minimamente invasiva (laparoscópica/robótica).
Complicações ocorreram em cerca de 13,3% dos pacientes. Apenas 1 dos pacientes evoluiu com óbito por complicação relacionada ao procedimento cirúrgico (fístula da anastomose).
O principal estadiamento patológico do tumor encontrado foi IIA (31%), seguido do estádio I (27,6%). Estadios mais avançados foram encontrados em cerca de 17,2% casos (estádios IIIA e IIIB), sendo que a mesma porcentagem corresponde a pacientes metastáticos ao diagnóstico.
36,67% dos pacientes tinham linfonodos positivos no resultado final anatomopatologico. Desses 45,45% eram metastáticos ao diagnóstico. 36,36% dos pacientes não apresentaram progressão de doença ou recidiva linfonodal no período de acompanhamento. Dos pacientes sem linfonodos comprometidos, nenhum apresentou recidiva ao longo dos 5 anos de acompanhamento, porém um deles apresentou neoplasia de sigmoide 3 anos após, com necessidade de totalização da colectomia. Dos pacientes estádio IIIB, 40% apresentaram recidiva linfonodal, tendo um deles falecido no período por progressão da doença oncológica.
Durante o seguimento, 23,33 % dos pacientes faleceram, sendo que 57,14% deles correspondiam ao grupo de pacientes com estadiamento IV inicial.

CONCLUSÕES

Não houve diferença entre a localização do tumor e as taxas de recidiva ou progressão da doença. O prognóstico parece estar relacionado ao estadiamento inicial, visto que a grande maioria dos pacientes que apresentaram recidiva ou progressão de doença encontravam-se nos estádios mais avançados (IIIB, IVA, IVB), com taxa de óbito de 50% em 5 anos.
Os resultados do estudo reforçam a necessidade de exames para identificação do câncer colorretal de forma mais precoce, visto que o estadiamento esta diretamente relacionado com a recidiva e/ou progressão da doença e que impacta de forma marcante na sobrevida.

PALAVRAS CHAVE

Cancer colorretal, recidiva, neoplasia de colon direito

Área

CÂNCER COLORRETAL

Instituições

Hospital do cancer de barretos - São Paulo - Brasil

Autores

ANA LUIZA BONINI DOMINGOS, LUIS GUSTAVO CAPOCHIN ROMAGNOLO, RENATA DE FAVERI MATTEI, MAX WELLINGTON SATIRO JUSTINO, JULIANA RAMPAZZO BUEMERAD, FELIPE DALDEGAN DINIZ, CARLOS AUGUSTO RODRIGUES VEO, MARCOS VINICIUS ARAUJO DENADAI