Dados do Trabalho


TÍTILO

DIFERENTES OPÇOES DE TRATAMENTOS PARA PACIENTES COM ENDOMETRIOSE PROFUNDA COM ACOMETIMENTO INTESTINAL.

INTRODUÇÃO

A incidência estimada de endometriose intestinal em pacientes com endometriose profunda varia de 5,3% a 12% . O manejo cirúrgico da endometriose intestinal é sempre uma opção após a falha do tratamento médico em caso de lesões progressivas ou em pacientes com funções sexuais ou reprodutivas prejudicadas que resultam na alteração da qualidade de vida.
Várias técnicas cirúrgicas laparoscópicas foram descritas para a endometriose intestinal, como raspagem ou chamado também como shaving, excisão discoide e ressecção segmentar

RELATO DE CASO

Trata-se de uma recopilação de vários casos de pacientes entre 20-35 anos de idade que suas principais queixas foram dor abdominal crônica, dispareunia e infertilidade. Todas as pacientes foram diagnosticadas com endometriose profunda por meio de USG endovaginal e Ressonância Magnética de Pelve, as mesmas tiveram falho do tratamento clinico e foi indicado tratamento cirúrgico.
A cirurgia é foi sempre iniciada pela equipe de Ginecologia, que realizam o tratamento de endometriose profunda, e no caso de ter acometimento intestinal a cirurgia era assumida pela equipe de Coloproctologia.
Durante as diferentes cirurgias se identificou lesões de endometriose em íleo terminal, apêndice cecal e no reto. Foram realizados diferentes procedimentos intestinais, desde simples até os mais complexos. Foi realizado ressecção de lesões com shaving, apendicectomia, ressecção intestinal em disco usando grampeador circular e ressecções segmentares quando a lesão intestinal era maior que 2cm.
Todas as pacientes no pós-operatório foram manejadas com protocolo ERAS, nenhuma delas precisou CTI após cirurgia e a média de internação foi de 3 dias, obtendo alta sem grandes complicações.

DISCUSSÃO

Nas últimas décadas os casos de endometriose profunda vêm aumentado progressivamente. O algoritmo de tratamento para endometriose profunda com acometimento intestinal deve ser individualizado. Vários fatores devem ser analisados, como idade da paciente, intensidade da dor, risco de obstrução intestinal e desejo de gravidez. Para pacientes assintomáticos, as indicações para cirurgia são limitadas ao risco de obstrução intestinal e, possivelmente, o objetivo de fertilidade após falhas de fertilização in vitro.
A cirurgia intestinal para endometriose tem sido um assunto de debate há vários anos, especialmente em relação ao risco de complicações maiores, como fístulas retovaginais e de anastomose. Da mesma forma, em 2017 Donnez e Roman relataram taxas de 0,25%, 2,8% e 4,3% para o risco de fístula retovaginal após shaving retal, excisão de disco e ressecção segmentar, respectivamente.
Nesse vídeo apresentamos as diferentes opções de tratamento que podem ser realizados em pacientes com endometriose profunda com acometimento intestinal, que pode ser desde shaving até uma ressecção maior de um segmento intestinal com criação de uma anastomose, e, independentemente do qual foi o procedimento realizado os pacientes evoluíram favoravelmente e sem complicações.

PALAVRAS CHAVE

endometriose profunda, intestinal, shaving, ressecção, disco,

Área

ENDOMETRIOSE

Instituições

FELICIO ROCHO - Minas Gerais - Brasil

Autores

JAIRO SEBASTIAN ASTUDILLO VALLEJO, PAULO ROCHA FRANCA NETO, BRENO XAIA, MARCOS FIGUEIREDO COSTA, DANIEL MAURÍCIO LONDONO ESTRADA, FREDERICO AUGUSTO MOREIRA COSTA , PEDRO HENRIQUE TEODORO DA SILVA