Dados do Trabalho


TÍTULO

SUBOCLUSÃO DE CECO E ÍLEO COM AGLOMERADO DE ALÇAS INTESTINAIS: UM RELATO DE CASO.

INTRODUÇÃO

A intussuscepção consiste em uma emergência médica, a qual gera um quadro de obstrução intestinal pela invaginação de um segmento proximal para dentro do lúmen do segmento adjacente do trato gastrointestinal (TGI). A condição se relaciona a tumores do TGI, indicando-se abordagem cirúrgica. Assim, objetiva-se expor um relato de caso sobre essa patologia para ressaltar a importância da terapia precoce sob o desfecho da doença.

RELATO DE CASO

Paciente feminina, 77 anos, hipertensa, interna com quadro de dor em fossa ilíaca direita (FID), associado a vômitos e diarreia pós prandial, com início há cerca de 3 meses. Possui história de perda de 10kg nos últimos 2 meses. Ao exame físico, a paciente tinha dor à palpação profunda em FID, massa palpável nesta região e defesa abdominal voluntária. Tomografia Computadorizada (TC) de abdome prévia com aglomerado de alças intestinais com pequeno espessamento no flanco direito e FID e realce parietal associado a leve densificação dos planos adiposos circunjacentes e linfonodos de até 9 mm. Tal alteração sugere intussuscepção associada a lesão parietal. Ademais, identificava-se pequena calcificação no interior do aglomerado de alças, podendo estar localizada no apêndice cecal. Logo, as alterações no exame sugeriam quadro suboclusivo envolvendo o ceco e o íleo com aglomerado de alças intestinais, impossibilitando excluir lesão expansiva e/ou processo inflamatório. Assim, as principais suspeitas eram neoplasia de cólon, intussuscepção intestinal e apendicite com efeito de massa. Optou-se por uma laparotomia exploradora, realizando-se ileocolectomia direita e anastomose término terminal do cólon transverso com o íleo. A cirurgia foi sem intercorrências, com boa evolução pós-operatória. O anatomopatológico mostrou: adenocarcinoma mucinoso bem diferenciado e ulcerado no ceco; neoplasia com 9 cm em sua maior dimensão e invade até o tecido adiposo retrocecal; invasão perineural e linfovascular; apendicite aguda supurativa com extenso exsudato intraluminal; metástase de carcinoma em 12 dos 43 linfonodos isolados.

DISCUSSÃO

Os sintomas em adultos incluem náuseas, vômitos, mudança nos hábitos intestinais e distensão abdominal. A TC abdome é o método mais sensível para avaliação de intussuscepção, contudo a ecografia é de boa acurácia no diagnóstico também. Cerca de 8 a 20% das causas de intussuscepção em adultos são idiopáticas, todavia, pode ser causada por lesões orgânicas como doença inflamatória intestinal, adesões pós operatórias, divertículo de Meckel e tumores malignos ou benignos. As causas malignas de intussuscepção diferem conforme o segmento envolvido: no intestino delgado, o carcinoma metastático é mais comum; já nos casos de comprometimento colônico o adenocarcinoma primário é mais frequente. Os locais de maior ocorrência dessa patologia são as junções dos segmentos livremente móveis com os segmentos retroperitoneais ou fixos pelas aderências. A terapia cirúrgica é sobretudo escolhida pela alta probabilidade de malignidade em adultos.

PALAVRAS CHAVE

SUBOCLUSÃO; INTUSSUSCEPÇÃO; ADENOCARCIOMA DE CECO; APENDICITE AGUDA.

Área

URGÊNCIAS COLOPROCTOLÓGICAS

Instituições

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

ISABELA LAZAROTO SWAROWSKY, MATEUS DE ARRUDA TOMAZ, EDUARDA LEMOS WINK, GUSTAVO LAZAROTO SWAROWSKY, JÉSSICA PINTO EBERT, HENRIQUE PENHA GOMES, INÁCIO SWAROWSKY, DÓRIS MEDIANEIRA LAZZAROTTO