Dados do Trabalho


TÍTULO

IMPACTO DAS MALFORMAÇOES ANORRETAIS EM PACIENTES PEDIATRICOS

OBJETIVO

O presente estudo tem como objetivo, por meio de uma revisão sistemática, avaliar o impacto das malformações anorretais nos pacientes pediátricos com ênfase na qualidade de vida e nos cuidados maternos.

MÉTODO

A revisão foi feita a partir de uma análise de dados por meio de uma leitura exploratória e seletiva de estudos publicados sobre a qualidade de vida de crianças com malformação anorretal e os cuidados maternos relacionados a esses pacientes originalmente na língua Portuguesa e Inglesa, utilizando os bancos de dados PubMed, Google Acadêmico e Scielo. Portanto, foram selecionados artigos que abordassem o desfecho das dificuldades do cuidado materno e da qualidade de vida da criança prejudicada.

RESULTADOS

Foram aplicados dois questionários, um sobre a Qualidade de Vida de Malformações Anorretais pela Doença de Hirschsprung (HAQL), e outro sobre o Escore de Função Intestinal (BFS), que avalia as características da defecação e o impacto social nos pacientes. Do HAQL, foi reportado uma menor função relevante nos campos dos sintomas físicos (p = 0,045), continência fecal (p<0,01) e dieta laxativa (p<0,01). Ademais, foi notado maiores alterações nos campos do emocional (p<0,01) e dos sintomas físicos (p = 0,018), comparando os pacientes índices com suas mães. Do BFS, 63% dos pacientes tiveram um escore bom, 33% dos pacientes tiveram um escore médio, e um paciente teve um escore ruim. Com os estudos, foram observados que vários são os problemas neonatais que necessitam de cirurgia de urgência e as anomalias anorretais são um deles. A imperfuração anal é uma das anormalidades anorretais e está relacionada a defeitos em outros sistemas do corpo, sendo o mais frequente o trato urogenital. A sobrevida do recém-nascido vai depender da gravidade da anormalidade associada. O impacto do nascimento de uma criança mal formada é grande, aliado ao problema da imperfuração anal inclui, aos pais e familiares, sentimentos de desapontamento e preocupações, além do medo das futuras gestações.

CONCLUSÕES

Os presentes estudos revelam que as malformações anorretais em crianças demandam uma avaliação minuciosa, investigação precisa e precoce, como também uma compreensão dos cuidados, tanto relacionados à cirurgia realizada e aos procedimentos, quanto ao pós-operatório. Além disso, é fundamental preparar a família durante o processo de recuperação, pois ela nem sempre é preparada para o que a espera, podendo ficar fragilizada com a situação, e para que não espere, somente, uma evolução boa do tratamento. Em vista disso, é indispensável que os profissionais de saúde atuem fornecendo informações para a mãe e a família sobre todos os cuidados necessários durante a assistência médica, incluindo ainda depois da alta hospitalar, visto que essas orientações e o envolvimento materno podem minimizar a preocupação, o receio e a angústia do baixo discernimento sobre o assunto, assim como, principalmente, melhorar a qualidade de vida do bebê e dos familiares.

PALAVRAS CHAVE

Malformações Anorretais, Pediatria, Indicadores de Qualidade de Vida

Área

CONSTIPAÇÃO E DOENÇAS DO ASSOALHO PÉLVICO

Instituições

Universidade de Fortaleza (UNIFOR) - Ceará - Brasil

Autores

VINÍCIUS TAVARES MORAIS, LUCAS ARRUDA MENDES, GABRIELE CRUZ MONTEIRO, HILDENIA BALTASAR RIBEIRO, MELISSA MACEDO PEIXOTO NASCIMENTO