Dados do Trabalho


TÍTULO

ANALISE DO TRATAMENTO CIRURGICO SOBRE OS SINTOMAS DE CONSTIPAÇAO NA PACIENTE COM RETOCELE

OBJETIVO

Analisar por meio de uma revisão sistemática o efeito do tratamento cirúrgico sobre os sintomas intestinais nas pacientes com retocele.

MÉTODO

Trata-se de um estudo observacional transversal. Para a presente pesquisa foram analisados os estudos originalmente na língua inglesa, publicados entre os anos de 2016 e 2020, tendo como referência as bases de dados PubMed e Scielo. Os descritores utilizados no levantamento dos estudos foram, em português: "retocele", “cirurgia”, “tratamento” e “constipação”; e em inglês: “rectocele”, “surgery”, “treatment” e “constipation”.

RESULTADOS

Retocele é uma disfunção anatômica definida como o abaulamento da parede anterior do reto sobre um septo retovaginal enfraquecido, causando o prolapso da parede vaginal posterior. Frequentemente está associada a constipação intestinal, gerando sintomas de esforço evacuatório, sensação de esvaziamento retal incompleto e a necessidade de remoção digital das fezes, conhecidos como sintomas de defecação obstruída (DO). A intervenção cirúrgica é o tratamento mais eficaz para a correção do defeito anatômico e pode ser realizada por diferentes técnicas, sendo a colporrafia posterior e plicatura transanal do septo retovaginal as mais utilizadas. Ambas apresentam boas taxas de correção do defeito anatômico, mas com persistência dos sintomas de DO em cerca de 44% das pacientes. A correção da retocele via colpoperineopexia sacral a partir do promontório é uma técnica alternativa e menos utilizada, em que 89% das pacientes submetidas ao procedimento apresentam persistência dos sintomas de DO. A ressecção retal transanal grampeada (STARR) vem sendo estudada para correção da retocele, apresentando resultados com melhor potencial de melhora dos sintomas de DO, mas que pode resultar em algumas complicações sérias, como obliteração retal, perfuração retal, sepse pélvica e fístula retovaginal, dentre outras.

CONCLUSÕES

A partir dos dados coletados, foi possível constatar que, dentre os métodos de correção cirúrgica da retocele, não existe um consenso acerca da melhor abordagem a ser empregada, uma vez que a sua definição depende de fatores como idade, gravidade do prolapso e sintomas de DO e não existem dados suficientes na literatura vigente que comprovem ou definam critérios para sua escolha. Nesse contexto, tendo em vista que o objetivo primário da técnica empregada visa atingir o alívio dos sintomas da paciente, as resoluções por colporrafia posterior têm sido a abordagem entre a maioria dos cirurgiões e ginecologistas embora os sintomas de DO permaneçam em porcentagens significativas dos pacientes. Por fim, a abordagem cirúrgica da DO como consequência da retocele deve ser individualizada para cada paciente e estipulada pelo cirurgião a fim de promover a melhor resolução clínica, necessitando, assim, de amplo suporte de evidências na literatura, a qual, atualmente, carece de estudos definitivos.

PALAVRAS CHAVE

Constipação Intestinal, Retocele, Cirurgia Colorretal

Área

CONSTIPAÇÃO E DOENÇAS DO ASSOALHO PÉLVICO

Instituições

Universidade de Fortaleza - Ceará - Brasil

Autores

MARIA BEATRIZ ALVES DE AMORIM, FRANCISCO ANTONIO MARCELINO GONÇALVES JUNIOR, LEANDRO DANTAS ROLIM, MELISSA MACEDO PEIXOTO NASCIMENTO