Dados do Trabalho


TÍTULO

O IMPACTO DA ENDOMETRIOSE SOBRE O NUMERO DE INTERNAÇOES E OBITOS NOS ESTADOS DA REGIAO NORDESTE NO ANO DE 2020

OBJETIVO

A Endometriose se caracteriza pela presença de tecido endometrial funcional fora da cavidade uterina e do miométrio. Dessa forma, essa pesquisa tem como objetivo analisar a repercussão da Endometriose no Nordeste (NE) do Brasil entre o ano de 2020, baseando-se em sua morbimortalidade.

MÉTODO

Estudo transversal e documental, com abordagem quantitativa, com amostra de 1.952 indivíduos internados por endometriose no NE do Brasil, no ano de 2020, por meio dos dados de morbimortalidade obtidos no Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS/ Ministério da Saúde). Foram avaliadas as variáveis de dados por número de internações, sexo, local de residência, faixa etária, raça, taxa de mortalidade e número de óbitos.

RESULTADOS

A amostra foi composta por 1.952 indivíduos internados por endometriose na região (NE) no ano de 2020, sendo 1.950 mulheres e 2 homens. O Estado com mais indivíduos internados foi o Ceará, com 512 internações, seguido por Bahia, com 422 internações, e o Estado com menos internações foi Sergipe, com 25 internações. No tocante à faixa etária com mais indivíduos internados foi entre 40 e 49 anos de idade (823 casos), sendo a faixa menor que 1 ano a menos acometida (1 caso). A raça com maior número de internações foi a parda (1.092 casos), seguida da branca (154 casos). A taxa de mortalidade para esse período foi de 0,10. O número total de óbitos foi de 2 indivíduos, sendo os dois do sexo feminino, ocorrendo um óbito no Ceará e o outro no Rio Grande do Norte.

CONCLUSÕES

Foi visto que o perfil epidemiológico dos pacientes portadores de endometriose no NE brasileiro em 2020 é majoritariamente composto por mulheres de meia idade, principalmente de raça parda (55,9%) e com um número relevantemente diminuto de óbitos diante do número de internações, sendo o Ceará o principal estado acometido.

PALAVRAS CHAVE

Endometriose, Óbitos

Área

ENDOMETRIOSE

Instituições

Universidade de Fortaleza - Ceará - Brasil

Autores

TÉRCIA MARIA OSTERNO PLUTARCO, MARINA BALDASSO, MARCUS VINICIUS SANTIAGO BARRETO SANTOS, MELISSA MACEDO PEIXOTO NASCIMENTO