Dados do Trabalho


TÍTULO

CANCER COLORRETAL DE INICIO JOVEM - EXPERIENCIA EM PACIENTES COM MENOS DE 45 ANOS

OBJETIVO

O adenocarcinoma colorretal é o tumor mais comum do trato gastrointestinal, sendo oligossintomático em sua fase inicial e desenvolvendo-se a partir de lesão precursora. Tais características fazem com que o rastreamento do câncer colorretal (CCR) seja considerado uma prevenção secundária relevante. Nas últimas décadas, o aumento de sua incidência em adultos jovens é notório. Isso fez com que muitas sociedades sugerissem a redução da idade de início do rastreamento na população de médio risco para 45 anos. Na prática clínica, há pacientes ainda mais jovens com CCR. A incidência conhecida do CCR de início jovem varia entre 0,8 e 15%. Portanto, objetiva-se caracterizar o perfil da doença de início jovem na população com CCR até 45 anos.

MÉTODO

Estudo retrospectivo dos pacientes com CCR com idade inferior a 45 anos tratados entre 2000 e 2020. Todos os pacientes com CID-10 C18, C19 e C20 registrados no serviço de controle de câncer do hospital foram incluídos. Tipos histológicos que diferiram de adenocarcinoma foram excluídos. Informações adicionais foram obtidas através de prontuário médico. Foi realizada análise descritiva do perfil dessa população quanto aos dados demográficos, localização do tumor, estadiamento e óbito. Considerou-se o estadiamento de acordo com o sistema TNM do AJCC (American Joint Committe of Cancers) vigente na época do diagnóstico e o óbito foi avaliado em 5 anos.

RESULTADOS

Dos 1724 pacientes diagnosticados com adenocarcinoma colorretal nos últimos 21 anos, 9,57% tinham idade inferior a 45 anos (casuística do estudo: 165 pacientes). Nesse grupo de adultos jovens, a idade variou entre 18 e 44 anos, com média de 37 anos. Houve discreta predominância em homens (51,5%). Quanto a topografia do tumor, reto e cólon se igualaram em incidência. Os tumores de reto (49%) e sigmóide (23%) predominaram na amostra. Apenas dois pacientes apresentaram tumor sincrônico (1,2%) e outros dois, evoluíram com tumor colorretal metacrônico. O estadio avançado no diagnóstico predominou, com 37% dos pacientes em estadio III e 29%, estadio IV. Mesmo assim, a sobrevida geral na amostra foi de 54,3%.

CONCLUSÕES

A incidência do adenocarcinoma colorretal em jovens com idade inferior a 45 anos foi 9,57%. Estadio avançado e taxa de mortalidade não desprezível caracterizaram a amostra. As topografias reto e sigmóide predominaram, o que traz mais relevância para a importância do exame proctológico.

PALAVRAS CHAVE

Câncer colorretal, Idade, Pacientes menores de 45 anos

Área

CÂNCER COLORRETAL

Instituições

Hospital Heliópolis - São Paulo - Brasil

Autores

PRISCILA PAZ NEVES, RAISSA JOSÉ FRANÇA CARVALHO, LUCAS CASTELO BRANCO FIGUEIREDO, ANDRÉ LUIGI PINCINATO, FERNANDA BELLOTTI FORMIGA, IDBLAN CARVALHO ALBUQUERQUE