Dados do Trabalho


TÍTULO

AVALIAÇAO CLINICA E FUNCIONAL ANORRETAL POR MEIO DE MANOMETRIA DE PORTADORES DE CANCER DE RETO, PRE TRATAMENTO NEOADJUVANTE.

OBJETIVO

Objetivo: Avaliar em portadores de adenocarcinoma do reto extraperitoneal a função anorretal antes do emprego da QRN. A evolução do tratamento de câncer de reto com emprego de terapia neoadjuvante diminuiu a recidiva local e aumentou a possibilidade de preservação esfincteriana. Porém, o emprego da quimiorradioquimioterapia neoadjuvante (QRN) encontra-se relacionada a maior incidência de distúrbios evacuatórios. Poucos estudos avaliaram a função anorretal pré tratamento de QRN

MÉTODO

Estudo de coorte realizado no Ambulatório Multidisciplinar de Câncer de Reto do Gastrocentro-Unicamp, em portadores de câncer de reto atendidos entre agosto de 2017 e julho de 2019. Empregou-se manometria anorretal e questionários de continência fecal de Jorge-Wexner e de qualidade de vida em incontinência fecal (FIQL) antes da QRN. Para a caracterização da amostra foram consideradas as seguintes variáveis: sexo, idade, índice de massa corpórea e raça. As variáveis manométricas consideradas foram: o valor médio da pressão de repouso (VmedPrep) e valor máximo da pressão de contração voluntária (VmaxPCV).

RESULTADOS

: Foram incluídos 103 doentes portadores de adenocarcinoma avançado do reto, localizados abaixo da reflexão peritoneal com indicação de QRN. A média de idade foi de 60,8±11,52anos, sendo 74% pacientes do sexo masculino e 66% eram brancos. O valor médio do IMC foi de 26,77±5,53. O valor médio do escore de Jorge Wexner foi de 4,4 ± 5,5, o valor médio do FQL foi de 91,4 ±21,09. O valor médio da VmedPrep foi de 54,4 ±20,23 mmHg, enquanto o da VmaxPCVde 181,4 ±60,63 mmHg.

CONCLUSÕES

A presença do adenocarcinoma no reto não determina alteração da função anorretal pela manometria, assim como pelo FIQL. A presença do câncer de reto extraperitoneal determina grau leve de incontinência avaliada pelo escore de Jorge-Wexner.

PALAVRAS CHAVE

Câncer de reto, função anorretal, terapia neoajuvante, manometria anorretal, incontinência fecal

Área

CÂNCER COLORRETAL

Instituições

UNICAMP - São Paulo - Brasil

Autores

CLAUDIA LUCIANA FRATTA, LILIAN VITAL PINHEIRO, DANIELA OLIVEIRA MAGRO, FELIPE OSÓRIO COSTA, MICHEL GARDERE CAMARGO, AMANDA PEREIRA LIMA, CARLOS AUGUSTO REAL MARTINEZ, CLAUDIO SADDY RODRIGUES COY