Dados do Trabalho


TÍTULO

PROTOCOLO DE RECUPERAÇAO OTIMIZADA APOS CIRURGIA COLORRETAL: REVISAO ATUALIZADA

OBJETIVO

Enhanced Recovery After Surgery ™ (ERAS), em português recuperação aprimorada após a cirurgia, consiste em um conjunto de medidas perioperatórias que se mostraram benéficas no contexto de resposta ao estresse cirúrgico, aceleração da recuperação no pós-operatório e consequente redução de custos. Assim, os objetivos do trabalho são avaliar os resultados da implementação de protocolos de recuperação acelerada após cirurgia colorretal por meio de uma revisão de literatura.

MÉTODO

Foi realizada uma revisão bibliográfica nas bases de dados PubMed e Scielo de junho de 2017 a junho de 2021, utilizando os descritores: aceleração da recuperação pós‐operatória; cirurgia colorretal; perioperatório.

RESULTADOS

Dentre as recomendações das diretrizes ERAS estão incluídos: aconselhamento pré-operatório, jejum de líquidos claros até 2 horas e sólidos até 6 horas antes da indução anestésica, profilaxia tromboembolismo, manejo perioperatório de líquidos e mobilização precoce. Um estudo prospectivo randomizado em Minas Gerais publicado em 2021 revelou que o tempo médio de internação hospitalar foi de 3,0 dias no grupo ERAS e 5,0 dias no grupo controle (p<0,0001). Além de um período de internação mais curto, os pacientes do grupo ERAS começaram a deambular, expelir gases e tolerar dieta mais cedo. As complicações mais comumente relatadas após cirurgias colorretais são infecciosas (de feridas ou de órgãos/espaços), complicações de motilidade gastrointestinal, inclusive íleo e obstrução. Em uma recente metanálise, Geco et al. mostraram que as ações do ERAS foram associadas a uma redução da morbidade global (Risco Relativo [RR] = 0,60; IC de 95%: 0,46-0,76), particularmente em relação a nenhuma complicação cirúrgica; e as medidas do ERAS encurtarem dois dias do tempo de internação, sem aumentar as taxas de readmissão. Uma pesquisa canadense mostrou que, com taxa de adesão de 60% ao protocolo ERAS, foi possível reduzir o tempo de internação em 1.5 dias (p<0.0001), além da redução de 11.9% na taxa global de complicações, principalmente as pulmonares. Assim, fica evidente que a aplicação das recomendações ERAS reduzem em cerca de 1,5 a 2 dias do tempo de internação hospitalar. De acordo com a literatura, variáveis como idade, índice de massa corporal, sexo e tipo de doença (benigna ou maligna) não influenciam a aceitação do protocolo.

CONCLUSÕES

A implantação do protocolo ERAS para cirurgia colorretal é viável e benéfica para instituições de saúde e pacientes e foi associada a uma redução significativa das complicações pós‐operatórias e do tempo de internação. Buscar um melhor cumprimento das recomendações propostas por essas diretrizes deve ser o caminho para melhorar os desfechos clínicos.

PALAVRAS CHAVE

Aceleração da recuperação pós‐operatória; cuidados perioperatórios; câncer colorretal

Área

MISCELÂNEA

Instituições

Universidade Federal de São João del-Rei - Minas Gerais - Brasil

Autores

INGRID MORSELLI SANTOS, GUSTAVO FELIPE RIBEIRO ASSIS, GUILHERME AMORIM GONÇALVES, FÁBIO HENRIQUE DE OLIVEIRA, FERNANDA ELIAS FERREIRA RABELO