Dados do Trabalho


TÍTULO

EFICACIA DO TREINAMENTO DOS MUSCULOS DO ASSOALHO PELVICO ASSOCIADO AO BIOFEEDBACK EMG EM PACIENTES COM INCONTINENCIA FECAL

OBJETIVO

Analisar o perfil das pacientes submetidas a fisioterapia pélvica, comparando valores do Escore de Incontinência Fecal da Cleveland Clinic pré e pós-tratamento conservador.

MÉTODO

Trata-se de um estudo de coorte retrospectivo, realizado em serviço especializado, com 99 pacientes do sexo feminino diagnosticadas com IF, submetidas a manometria anorretal (MAR), avaliadas pelo Escore de Incontinência Fecal da Cleveland Clinic (EIFCC) e posteriormente tratadas com fisioterapia pélvica: estimulação transcutânea do nervo tibial (ETNT) e Treinamento dos Músculos do Assoalho Pélvico (TMAP) com Biofeedback EMG endoanal, entre janeiro de 2019 a março de 2021.

RESULTADOS

99 pacientes com média de idade de 59 anos (86 - 22) e média de IMC de 25,8 (40 – 18); 76 pacientes (76,7%), apresentaram pelo menos uma gestação durante a vida, sendo a média de gestações de 2,6 (10 – 0), e todas tiveram pelo menos 1 parto vaginal. Ainda, 77 (77,7%) foram submetidas à cirurgia anorretal previamente e 79 (79,7%) apresentavam incontinência urinária associada. Na MAR, tem-se que 62 pacientes (62,6%) apresentaram hipotonia de esfincter anal interno (pressão de repouso <40mmHg) e 37 (37,3%) hipotonia de esfincter anal externo (pressão de contração <80mmHg). Todas as pacientes foram submetidas ao EIFCC e ao tratamento de fisioterapia pélvica totalizando 12 sessões de ETNT associado a 10 sessões de TMAP com Biofeedback EMG endoanal. Por fim, comparou-se a pontuação do EIFCC pré e pós-tratamento. A média do EIFCC foi de 9,5 pontos (min: 2 – máx: 19) para 1,2 pontos (min: 0 – máx: 7) após o tratamento realizado, sendo que toda as pacientes apresentaram melhora significativa na pontuação do escore e 46 pacientes (46,4%) retomaram a perfeita continência, com EIFCC igual a zero.

CONCLUSÕES

O biofeedback, associado a técnicas de TMAP e ETNT mostrou-se satisfatório para tratamento da IF, sendo por isso uma boa opção como tratamento conservador.

PALAVRAS CHAVE

Disfunções anorretais; biofeedback, incontinência fecal; assoalho pélvico

Área

CONSTIPAÇÃO E DOENÇAS DO ASSOALHO PÉLVICO

Instituições

Gastroclínica Cascavel - Paraná - Brasil

Autores

GUSTAVO KURACHI, MARCIELI SCHUSTER, TASSIANY DA SILVA PASQUATTO, , PATRICIA GOTARDO, LETÍCIA RAHAL CARDOSO BARUCCI, DORYANE MARIA DOS REIS LIMA, UNIVALDO ETSUO SAGAE