Dados do Trabalho


TÍTULO

PIODERMA GANGRENOSO PERIESTOMAL REFRATÁRIO AO TRATAMENTO CLÍNICO EM DOENÇA DE CROHN - RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

O Pioderma Gangrenoso (PG) periestomal é uma patologia rara, de etiologia multifatorial, muito associada com as doenças inflamatórias intestinais (DII) e seu diagnóstico, em geral, é baseado na apresentação clínica. O PG periestomal é de difícil manejo e envolve altas taxas de morbidade, já que os pacientes sofrem com a dor local, dificuldade de adesão das bolsas de colostomia e consequente isolamento social. Nesse contexto, este estudo visa relatar o caso de uma paciente jovem com doença de Crohn (DC) e desenvolvimento de PG periestomal refratária ao tratamento clínico, além de fazer uma breve revisão da literatura sobre o tema.

RELATO DE CASO

Paciente do sexo feminino, 57 anos, com obesidade grau II, desde 2005 com diagnóstico de doença de Crohn (DC) íleo-colo-anal, com característica penetrante e fistulizante, com múltiplas cirurgias prévias e com ileostomia terminal. Vinha em uso de terapia biológica, em remissão clínica e endoscópica, e evoluiu tardiamente com PG periestomal refratário ao tratamento clínico e baixa qualidade de vida. Ela foi submetida à ressecção do PG e transposição do estoma por impossibilidade de reconstrução do trânsito intestinal, sem intercorrências ou recidiva precoce.

DISCUSSÃO

Embora o PG seja historicamente relacionado com a RCU, o PG periestomal tem sido relatado principalmente na DC e com ileostomia. Dentre os pacientes com DII, a obesidade, a presença de outras manifestações extra intestinais e a concomitância de doenças autoimunes foram fatores de riscos encontrados para desenvolvimento de PG periestomal, que geralmente acontece após cerca de 5 meses da confecção da ostomia.
Não há diretrizes para o diagnóstico e tratamento do PG periestomal, entretanto o uso de corticoide tópico e/ou sistêmico tem boa eficácia em pelo menos 50%. Os agentes biológicos são indicados na refratariedade e alcançam cerca de 90% de resposta clínica. Entretanto, nos casos refratários ao tratamento clínico sistêmico e local, a cirurgia ainda tem seu papel na melhoria da qualidade de vida do paciente.

PALAVRAS CHAVE

Pioderma Gangrenoso; doença de Crohn; terapia biológica; cirurgia.

Área

DOENÇAS INFLAMATÓRIAS DO INTESTINO

Instituições

FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRAO PRETO - USP RP - São Paulo - Brasil

Autores

LÉO DANTAS PEREIRA, ROGERIO SERAFIM PARRA, VANESSA FORESTO MACHADO, OMAR FERES, JOSE JOAQUIM RIBEIRO DA ROCHA, MARLEY RIBEIRO FEITOSA, MARIA JULIA SEGANTINI, LETICIA CANGEMI ARAUJO