Dados do Trabalho


TÍTULO

OSSIFICAÇAO HETEROTOPICA APOS CIRURGIA ABDOMINAL

INTRODUÇÃO

A ossificação heterotópica, ou seja, formação de tecidos ósseos em regiões não esqueléticas, é uma patologia rara, principalmente quando se trata de manifestações intra-abdominais, sendo descrita mais comumente em cirurgias ortopédicas. Os autores apresentam um caso de ossificação heterotópica intra-abdominal envolvendo mesentério e aponeurose, após cirurgia de retossigmoidectomia laparoscópica com abaixamento colo-anal e anastomose colo anal manual após mucosectomia do canal anal, associada a ileostomia em alça de proteção.

RELATO DE CASO

Paciente masculino, de 61 anos, apresentando um adenoma viloso gigante de reto médio e inferior, atingindo a linha pectínea, sendo submetido em julho de 2019, a retossigmoidectomia laparoscópica com abaixamento colo-anal e anastomose colo anal manual após mucosectomia do canal anal, associada a ileostomia em alça de proteção, sem intercorrências no intra-operatório. Evoluiu, no quarto dia de pós-operatório, com abscesso pélvico, optando-se por realizar drenagem por via laparotômica, pelas dificuldades técnicas de drenagem laparoscópica em decorrência da distensão abdominal. Em dez/2019 foi programado o fechamento da ileostomia. Decidiu-se realizar o procedimento com incisão mediana por via laparotômica, em virtude de um moderado endurecimento na região de ferida operatória, havendo a suspeita naquele momento por tratar-se de um tumor desmoide. Durante o inventário da cavidade, observaram-se lesões endurecidas e pontiagudas em todo mesentério e aponeurose, que envolviam-se firmemente aos mesmos, causando dificuldade na tentativa de sua remoção. As lesões passíveis de remoção foram retiradass e encaminhadas posteriormente ao anatomopatológico, no qual se constatou sua compatibilidade com ossificações heterotópicas.

DISCUSSÃO

A ossificação heterotópica intra-abdominal é rara e parece estar relacionada a procedimentos cirúrgicos repetitivos. A sintomatologia, especificamente a dor, também é rara. O paciente objeto do relato encontrava-se assintomático, apresentando apenas o endurecimento em região de ferida operatória. O desconforto local ou a dor, quando presentes, em regra são tratados com exérese completa das partículas ósseas. A arquitetura trabecular vista radiograficamente é altamente sugestivo de ossificação heterotópica, e principalmente a tomografia computadorizada pode fornecer evidências confirmatórias, entretanto o diagnóstico pré-operatório se torna um desafio devido à baixa experiência dos profissionais com essa patologia. O conhecimento de sua existência se faz importante para formulação de diagnósticos diferenciais e para evitar diagnósticos incorretos, como o de osteossarcoma extra-esquelético, o qual aparenta ser a etiologia mais semelhante. O principal desdobramento a ser considerado, neste relato, é chamar a atenção do cirurgião para a existência da patologia citada, cujo mecanismo de desenvolvimento não está bem esclarecido, porém existe forte relação com múltiplas abordagens.

PALAVRAS CHAVE

ossificação heterotópica, neoplasias colorretais

Área

CÂNCER COLORRETAL

Instituições

Hospital Nossa Senhora da Conceição - Santa Catarina - Brasil

Autores

RAYSSA PRÁ BUSS, KAISER DE SOUZA KOCK, THAMY DOS SANTOS, BEATRIZ DE OLIVEIRA KOCK