Dados do Trabalho


TÍTULO

Carcinoma neuroendócrino em área de Doença de Crohn em atividade

INTRODUÇÃO

O carcinoma neuroendócrino é relativamente raro (2,5 casos por 100 mil habitantes/ano). Essa afecção é 15 vezes mais frequente em pacientes com Doença de Crohn (DC). O presente relato ilustra paciente com diagnóstico de DC, sem tratamento adequado, que desenvolveu carcinoma neuroendócrino em reto distal, em área de atividade de doença, mimetizando clinicamente e radiologicamente complicações da doença de base.

RELATO DE CASO

ARP, 68 anos, DC há 15 anos, sem acompanhamento, fazia uso intermitente de corticóide e antibióticos. Queixava-se de dor abdominal e anorretal associada a aumento da frequência evacuatória, hematoquezia e perda ponderal. Emagrecido, apresentava-se sem sinais suboclusivos, ao exame proctológico, intensa dermatite perianal, lesão póstero-lateral direita endurada, dolorosa e estenose impérvia a uma polpa digital, 1 cm do canal anal. Colonoscopia: subestenose no reto distal e canal anal com mucosa endurecida e irregular. À histologia, colite crônica intensa com ulceração em sigmóide e reto, imuno-histoquímica sugestiva de tumor carcinóide. Tomografia: espessamento parietal difuso do reto e canal anal com estenose, linfonodomegalias regionais, ausência de metástases à distância ou lesões sincrônicas. Realizada amputação abdomino-perineal do reto, com alta sem intercorrências. O estudo anatomopatológico e histopatológico confirmou o diagnóstico de carcinoma neuroendócrino de alto grau, pouco diferenciado, invadindo até submucosa, ausência de invasão angiolinfática e perineural, margens cirúrgicas livres, comprometimento neoplásico em 15/33 linfonodos (pT3 pN1). Imuno-histoquímica: KI-67 positivo em 20-30% e cromogranina positiva. Paciente em seguimento ambulatorial com Coloproctologia e Oncologia Clínica.

DISCUSSÃO

O tempo de doença e a terapia com imunossupressores aumentam o risco de câncer colorretal. Teorias para o desenvolvimento do carcinoma neuroendócrino na DC se relacionam à atividade pró-inflamatória e às alterações na flora intestinal, predispondo à transformação das células enteroendócrinas, que em 2/3 dos casos ocorre em áreas não afetadas pela doença de base. No caso descrito, a lesão ocorreu em área de inflamação. Tais tumores são geralmente assintomáticos, sendo a maioria achado incidental em peça cirúrgica. No entanto, podem cursar com dor abdominal, diarreia, anorexia e perda ponderal, que mimetizam um quadro de exacerbação da DC. No presente relato, devido a sintomatologia, o paciente foi diagnosticado histopatologicamente, garantindo uma abordagem cirúrgica oncológica, que na maioria dos casos, tem finalidade curativa. Por fim, a associação entre carcinoma neuroendócrino e DC, apesar de rara, deve ser considerada. Quando diagnosticado precocemente, o tratamento e desfecho não são diferentes do adotado na população sem DC.

PALAVRAS CHAVE

Doença de Crohn, Carcinoma neuroendócrino

Área

DOENÇAS INFLAMATÓRIAS DO INTESTINO

Instituições

Hospital Heliópolis - São Paulo - Brasil

Autores

PRISCILA PAZ NEVES, RAISSA JOSÉ FRANÇA CARVALHO, RAYSSA PRA BUSS, FERNANDA BELLOTTI FORMIGA, IDBLAN ALBUQUERQUE CARVALHO, ANDERSON COSTA LINO COSTA