Dados do Trabalho


TÍTULO

FIBROMA PERIANAL - UM RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

O fibroma é um tumor benigno, que surge do tecido conectivo sendo mais frequente na região cervical posterior, porém pode ser encontrado em diversas localizações do corpo. Na região perianal é um tumor raro.

RELATO DE CASO

Paciente do sexo feminino, 49 anos, com queixa de lesão anal de crescimento progressivo há mais de 5 anos, dor anorretal que não tinha relação com as evacuações e hematoquezia eventual. Ao exame proctológico apresentava lesão extensa em região de margem anal, vegetante, lobulada, de consistência fibroelástica e sem alteração da coloração da pele. Optado por realizar exame proctológico sob anestesia, onde foi identificado não uma lesão, mas 3 de mesmo aspecto, todas com pedículo largo e origem na margem anal. Ocupavam aproximadamente 50% da circunferência, sendo as lesões de aproximadamente 10cm, 5cm e 2cm, sem sinais de infiltração de tecidos circunjacentes. O resultado anatomopatológico de todas as lesões foi fibroma perianal. Paciente após a cirurgia apresentou melhora significativa dos sintomas e encontra-se em acompanhamento para avaliar recrescimento das lesões. A lesão apresentava impacto significativo na qualidade de vida da paciente, que evoluiu com depressão, queixa que melhorou significativamente após o tratamento cirúrgico.

DISCUSSÃO

As lesões perianais tumorais benignas não são comuns. Há diversos trabalhos descrevendo lesões polipoides fibroepiteliais, que são um grupo de lesões que incluem diversos diagnósticos anatomopatológicos. Em alguns desses trabalhos, essas lesões são diferenciadas de papilas hipertróficas ou fibramatas, que geralmente tem origem reacional a alguma inflamação ou trauma. Em outros, as lesões não neoplásicas são incluídas. Um estudo retrospectivo com 493 lesões perianais e de canal anal encontrou uma prevalência de 4% de lesões tumorais benignas, sendo nenhuma com diagnóstico histopatológico de fibroma. Conforme pesquisa bibliográfica realizada (Pubmed, Scielo) os fibromas são lesões bastante comuns, mais encontradas em região cervical posterior e torso. Há apenas 1 relato de caso de fibroma perianal no qual descreve uma lesão de 8cm em um paciente do sexo masculino de 58 anos, que foi ressecada sem complicações ou recidivas. O aspecto macroscópico mais comum dos fibromas são lesões geralmente únicas e de pequenas dimensões e a ressecção cirúrgica é o tratamento recomendado, com resultados excelentes. No nosso caso a lesão possuía características tumorais benignas, com tecido mesenquimal com desarranjo arquitetural e foi ressecada com boa evolução.

PALAVRAS CHAVE

FIBROMA; NEOPLASIAS DO ÂNUS

Área

DOENÇAS ORIFICIAIS

Instituições

HOSPITAL HELIOPOLIS - São Paulo - Brasil

Autores

LIGIA DE OLIVEIRA RIBEIRO, SABRYNA DE LACERDA WERNECK, ANDRE LUIGI PINCINATO, MARIANA PINTO RIBEIRO, RAYSSA PRA BUSS, GABRIEL ALVES CARRIÃO, IDBLAN CARVALHO DE ALBUQUERQUE