Dados do Trabalho


TÍTULO

NEUROTUBERCULOSE EM PACIENTE COM DOENÇA DE CROHN: RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

Nos pacientes com DC moderada a grave, a terapia biológica tem sido amplamente utilizada. Apesar dos bons resultados clínicos com os biológicos, esse tratamento está associado à imunossupressão e ao aumento do risco de infecções graves. O objetivo desse trabalho é relatar um caso de neurotuberculose (NTB) em paciente com um paciente com DC grave, em uso de infliximabe (IFX).

RELATO DE CASO

Paciente do sexo masculino, 23 anos, com diagnóstico de DC fenótipo A2L3B2p há 03 anos. Em uso de IFX (5mg/kg, 8/8sem) associado à azatioprina (AZA) (2mg/kg/dia). Encontrava-se em remissão profunda, livre de corticosteroides. Há três semanas passou a apresentar episódios de cefaleia, cervicalgia, náuseas e vômitos, intensos e refratários às medicações sintomáticas. Houve piora do quadro com turvação visual, discromatopsia e diplopia. Internado para investigação de quadro neurológico. Ao exame neurológico apresentava sinais de hipertensão intracraniana e de paralisia de nervos cranianos (abducente e troclear). Realizado rastreamento infeccioso e investigação neurológica que evidenciaram hipercelularidade do liquido cefalorraquidiano e alterações tomográficas compatíveis com tuberculose pulmonar (TB). Optado pela suspensão do IFX+AZA. Recebeu tratamento com RIPE (2 meses) + RI (10 meses) com resolução do quadro infeccioso/neurológico. Em relação à DC, encontra-se em remissão clínica e aguarda liberação de ustequinumabe (UST).

DISCUSSÃO

A TB pode afetar o sistema nervoso central (SNC), e a meningite tuberculosa (MTB) é a principal forma de NTB (70-80% dos casos). Um alto grau de suspeição é necessário, uma vez que os sintomas são insidiosos e até 30% dos pacientes podem não apresentar febre. Geralmente, os sintomas de hipertensão intracraniana precedem os sinais clássicos de irritação meníngea. O diagnóstico é geralmente feito através da análise do líquor. Como no caso apresentado, os exames de imagem do SNC costumam ser normais, entretanto, até 52% dos pacientes podem apresentar alterações pulmonares. O PPD tem baixa sensibilidade em imunossuprimidos e especificidade comprometida em indivíduos vacinados com BCG. Os testes IGRA - Interferon Gamma Release Assay - não sofrem essas interferências e proporcionam maior detecção de TB latente. Em países endêmicos, o rastreamento meticuloso da TB pode ser benéfico no cenário das DII, visto que o diagnostico da doença ativa ou latente exige a suspensão dos imunossupressores e terapia antituberculosa específica. O uso de biológicos seletivos, como Vedolizumabe e UST pode contribuir para diminuição dos episódios de reativação de TB em pacientes que necessitam de terapia de manutenção para a DC.

PALAVRAS CHAVE

Anti-TNF; terapia biológica; tuberculose; infecções oportunistas.

Área

DOENÇAS INFLAMATÓRIAS DO INTESTINO

Instituições

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP - São Paulo - Brasil

Autores

MARIA JULIA SEGANTINI, ALANA PADILHA FONTANELLA, LETICIA CANGEMI ARAÚJO, MARLEY RIBEIRO FEITOSA, ROGÉRIO SERAFIM PARRA, VANESSA FORESTO MACHADO, OMAR FÉRES, JOSÉ JOAQUIM RIBEIRO ROCHA