Dados do Trabalho


TÍTULO

TRATAMENTO MULTIMODAL DO ADENOCARCINOMA DE RETO: TODOS OS PACIENTES CONCLUEM O TRATAMENTO?

OBJETIVO

O tratamento multimodal do adenocarcinoma de reto com terapia neoadjuvante modificou a história dessa doença. Com o objetivo primário de reduzir recidiva local, a terapia neoadjuvante diminui o tamanho do tumor e o estadiamento local, tratando as micrometástases do mesorreto para possibilitar a ressecção cirúrgica R0 e, assim, aumentar o tempo livre de doença local. Secundariamente, objetiva-se também a preservação de órgão (reto e/ou ânus). A terapia neoadjuvante clássica com radio e quimioterapia potencializadora não objetiva evitar doença sistêmica. Portanto, muitos outros esquemas terapêuticos têm surgido a fim de potencializar o efeito sistêmico e verdadeiramente aumentar a sobrevida global. No entanto, o que deixa dúvida é o grau de aderência dos pacientes a esta terapia multimodal que abrange o tratamento do tumor de reto. Objetiva-se, com esse estudo, caracterizar a aderência do paciente ao tratamento do adenocarcinoma de reto submetido a terapia neoadjuvante.

MÉTODO

Foram selecionados pacientes com adenocarcinoma de reto que iniciaram radioterapia em nosso serviço, nos anos de 2019 e 2020. Destes, foram incluídos aqueles cuja radioterapia teve intuito neoadjuvante. Foram excluídos pacientes com prontuário incompleto e pacientes externos que só fizeram radioterapia em nosso serviço.

RESULTADOS

Neste período, 177 pacientes com adenocarcinoma de reto realizaram radioterapia no nosso serviço. Deste total, 35 eram pacientes externos e 50 fizeram radioterapia adjuvante ou paliativa, definindo, assim, 92 pacientes na casuística do estudo. A média de idade foi 63,1 e houve quantidades iguais de paciente dos sexos feminino e masculino. Tumores de reto médio foram os mais indicados para terapia neoadjuvante (53%), seguidos de reto baixo. Atingiu-se alta taxa de conclusão da radioterapia (96%), com dois pacientes falecendo durante seu curso e um não tolerando o tratamento devido astenia. No entanto, apenas 43% concluíram a radioterapia na data prevista, o restante terminou com atraso, sendo 18 dias o maior atraso. Dez pacientes fizeram terapia de curso curto e a dose mais usada na terapia de curso longo foi 5040cGy. Vinte e cinco pacientes (27%) não operaram após o tratamento neoadjuvante. Dentre as causas, a maioria foi progressão de doença (44%), cinco pacientes foram submetidos a protocolo de preservação de órgão, cinco perderam seguimento, três faleceram antes da cirurgia e um não aceitou operar. Quatro pacientes operados também tiveram progressão de doença e seus tumores não foram ressecados. A média de intervalo entre a terapia neoadjuvante e a cirurgia foi de 17 semanas, com mediana de 14. Considerando todo o tratamento multimodal, a taxa de conclusão foi de 72,8%.

CONCLUSÕES

A taxa de conclusão do tratamento multimodal nos pacientes com adenocarcinoma de reto é alta. Nota-se que a progressão de doença é o principal fator de não conclusão.

PALAVRAS CHAVE

NEOPLASIAS RETAIS; TERAPIA NEOADJUVANTE; ADENOCARCINOMA

Área

CÂNCER COLORRETAL

Instituições

HOSPITAL HELIOPOLIS - São Paulo - Brasil

Autores

LIGIA DE OLIVEIRA RIBEIRO, FERNANDA BELOTTI FORMIGA, MARIANA PINTO RIBEIRO, RAYSSA PRA BUSS, GABRIEL ALVES CARRIÃO, MATHEUS HENRIQUE DEFENDI BARBOZA, IDBLAN CARVALHO DE ALBUQUERQUE