Dados do Trabalho


TÍTULO

ENDOMETRIOSE PROFUNDA COM ACOMETIMENTO DE RETO E SIGMOIDE: UMA ABORDAGEM LAPAROSCOPICA ASSISTIDA POR ROBO.

INTRODUÇÃO

A endometriose profunda (EP) é uma forma da doença que pode ser definida por implantes ou nódulos endometriais com infiltração ≥ 5 mm abaixo da superfície peritoneal, podendo acometer diversos órgãos da pelve, incluindo a bexiga, vagina, ligamentos uterossacros e o intestino. Quando há envolvimento intestinal, a doença possui características distintas e a abordagem cirúrgica é uma das situações mais desafiadoras para o cirurgião pélvico. Este trabalho relata um caso de endometriose profunda com acometimento de reto e sigmoide, seu contexto clínico-epidemiológico e, ainda, a descrição da técnica cirúrgica utilizada correlacionando-a com a literatura médica atual.

RELATO DE CASO

Paciente de 39 anos, com queixas de dismenorreia, dispareunia e disquesia, sem comorbidades prévias. Ao exame de ressonância magnética da pelve, evidenciou-se endometriose infiltrativa retrocervical, com comprometimento: do fórnix vaginal posterior; ligamentos uterossacros e ligamento redondo esquerdo, gerando retração anexial; do paramétrio esquerdo; porção posterior da cúpula vesical e endometriose peritoneal. Havia ainda, acometimento do reto superior por extensão de cerca de 2,6 cm e penetração de cerca de 0,6 cm, acometendo 20% da circunferência intestinal e iniciada a cerca de 10 cm da margem anal inferior. E por fim, terço médio do sigmoide associado a espessamento parietal, restringindo a luz. O procedimento foi iniciado por histeroscopia, com biópsia de endométrio e polipectomia endocervical.

A paciente, então, submeteu-se a videolaparoscopia cirúrgica, assistida por robô. Utilizando-se pinça de apreensão, tesoura e energia bipolar, fez-se a ureterólise bilateral, isolamento do nódulo retal a partir da dissecção dos espaços pararretais e do septo retovaginal, a ressecção dos ligamentos uterossacros, redondo esquerdo e de implantes em paramétrio e vagina e nódulo retrocervical. Por fim, realizou-se a ressecção discoide de reto, com posterior sutura de reforço e ressecção segmentar do nódulo de sigmoide, com anastomose terminoterminal.

DISCUSSÃO

Estima-se que o envolvimento intestinal ocorra em 8-12% das mulheres com endometriose profunda e a doença colorretal representa quase 90% destes casos. Além de sintomas comumente relacionados a EP, como dor pélvica não-cíclica, dispareunia e infertilidade, quando há acometimento intestinal, esta pode apresentar sintomas mais específicos como disquesia, sangramento retal, alterações do hábito evacuatório e obstrução intestinal. A cirurgia robótica tem ganhado espaço nos últimos 10 anos, por oferecer ergonomia e facilitar alguns tempos cirúrgicos mais críticos. Em um cenário onde os tecidos envolvidos são retraídos por fibrose, o cirurgião deve ressecar através dos espaços avasculares - de Latzko (exposto entre a artéria ilíaca interna, lateralmente, e o ureter, medialmente) e Okabayashi (ureter, lateralmente, e reto, medialmente) - evitando possíveis lesões dos nervos hipogástrico, das fibras nervosas esplâncnicas e vasos uterinos.

PALAVRAS CHAVE

ENDOMETRIOSE PROFUNDA RETO SIGMOIDE CIRURGIA ROBÓTICA CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA

Área

ENDOMETRIOSE

Instituições

UFF - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

JOÃO PEDRO DOS SANTOS LIMA, BERNARDO PORTUGAL LASMAR, RICARDO BASSIL LASMAR, DYEGO BENEVENUTO