Dados do Trabalho


TÍTULO

DOENÇA DE CROHN VULVAR: RELATO DE CASO E REVISAO DA LITERATURA

INTRODUÇÃO

A DOENÇA DE CROHN É UMA DOENÇA INFLAMATÓRIA CRÔNICA MULTISSISTÊMICA, COM PREDOMÍNIO DE ACOMETIMENTO GASTROINTESTINAL. A DOENÇA DE CROHN VULVAR É UMA MANIFESTAÇÃO EXTRA-INTESTINAL RARA E DE DIFÍCIL DIAGNÓSTICO. EM 25% DOS CASOS PODE PRECEDER OS SINTOMAS GASTROINTESTINAIS DA DOENÇA DE CROHN. DESSA FORMA, TORNA-SE NECESSÁRIO ELEVADA SUSPEIÇÃO CLÍNICA, SOBRETUDO EM CASOS DE EDEMA E DOR VULVAR, SEGUIDOS DE ABSCESSOS/ ULCERAÇÕES.

OBJETIVO:
DESCREVER O CASO CLÍNICO DE PACIENTE FEMININA, 35 ANOS, COM DOENÇA DE CROHN DE CÓLON ESQUERDO EM TRATAMENTO HÁ 3 ANOS, COM INÍCIO DE ACOMETIMENTO VULVAR EM 2021 E REVISÃO LITETÁRIA DO TRATAMENTO DE TAL MANIFESTAÇÃO EXTRA-INTESTINAL RARA DA DOENÇA DE CROHN.

MATERIAIS E MÉTODOS:
ANÁLISE DESCRITIVA RETROSPECTIVA DE CASO DE PACIENTE FEMININA, 35 ANOS, EM ACOMPANHAMENTO COM A COLOPROCTOLOGIA DO HOSPITAL DE BASE DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, PORTADORA DE DOENÇA DE CROHN DE CÓLON ESQUERDO COM INÍCIO DE ACOMETIMENTO VULVAR EM 2021.

RELATO DE CASO

PACIENTE DE 35 ANOS, SEXO FEMININO, TABAGISTA, COM INÍCIO DE SINTOMAS GASTROINTESTINAIS – DIARRÉIA MUCOSSANGUINOLENTA – ASSOCIADOS A FISSURAS PERIANAIS AOS 32 ANOS, QUANDO SE ENCONTRAVA GESTANTE DE 30 SEMANAS. REALIZOU COLONOSCOPIA QUE EVIDENCIOU ACOMETIMENTO DE CÓLON ESQUERDO, NÃO SENDO POSSÍVEL PROGRESSÃO DO APARELHO POR RISCO DE PERFURAÇÃO. BIÓPSIA DE CÓLON ESQUERDO ENVIADA PARA ANÁLISE HISTOPATOLÓGICA, QUE FOI COMPATÍVEL COM DOENÇA DE CROHN. INÍCIO DE IMUNOBIOLÓGICO 1 ANO APÓS, EVOLUINDO COM DESENVOLVIMENTO DE ABSCESSOS PERIANAIS E FÍSTULAS COMPLEXAS EM 2020, COM NECESSIDADE DE DRENAGEM CIRÚRGICA E FISTULOTOMIAS COM COLOCAÇÃO DE SEDENHOS. DESENVOLVIMENTO EM 2021 DE EDEMA DE REGIÃO VULVAR E DESENVOLVIMENTO DE ABSCESSOS, SENDO NECESSÁRIA NOVA DRENAGEM CIRÚRGICA.

DISCUSSÃO

APESAR DA DOENÇA DE CROHN SER UMA DOENÇA DE ACOMETIMENTO PRODOMINANTEMENTE GASTROINTESTINAL, TORNA-SE MANDATÓRIO O CONHECIMENTO DE MANIFESTAÇÕES EXTRA-INTESTINAIS RARAS, COMO A DESCRITA EM TAL RELATO DE CASO. O TRATAMENTO DA DOENÇA DE CROHN DE ACOMETIMENTO VULVAR PERMANECE DESAFIADOR, PRINCIPALMENTE POR FALTA DE ESTUDOS PROSPECTIVOS DE TAL CONDIÇÃO NA LITERATURA. OPÇÕES DE TRATAMENTO INCLUEM USO DE TERAPIA IMUNOSSUPRESSORA, CURSO PROLONGADO DE ANTIBIÓTICOS, USO DE IMUNOBIOLÓGICOS . O TRATAMENTO CIRÚRGICO SEM IMPÕE NA FALHA DO TRATAMENTO MEDICAMENTOSO E/OU PARA DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL COM OUTRAS CONDIÇÕES CLÍNICAS, COMO DOENÇAS VENÉREAS. RESSALTA-SE A NECESSIDADE DE ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR PARA TAIS PACIENTES.

PALAVRAS CHAVE

CROHN, VULVAR

Área

DOENÇAS INFLAMATÓRIAS DO INTESTINO

Instituições

HOSPITAL DE BASE DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO/ FAMERP - São Paulo - Brasil

Autores

LORIEN ACOSTA ZARIF, FRANCISCO DE ASSIS GONÇALVES FILHO, JOÃO GOMES NETINHO