Dados do Trabalho


TÍTULO

ENDOMETRIOSE COMO CAUSA DE ABDOME AGUDO OBSTRUTIVO: UMA REVISAO SISTEMATICA

OBJETIVO

Realizar uma revisão sistemática da literatura acerca dos casos de endometriose que evoluem com obstrução intestinal dos últimos 5 anos, facilitando o reconhecimento dessa patologia na prática médica e o seu manejo adequado.

MÉTODO

Trata-se de uma revisão sistemática realizada nas bases de dados PubMed, Medline, SciELO, IBECS e Lilacs, utilizando os descritores “Endometriosis” AND “Intestinal Obstruction”. Incluiu-se na pesquisa os estudos publicados no período de janeiro de 2016 a dezembro de 2020, acessíveis no idioma inglês, português ou espanhol e relacionados diretamente com a análise da endometriose associada a obstrução intestinal, resultando em 27 artigos elegíveis.

RESULTADOS

Pacientes com endometriose apresentam acometimento intestinal em 5-37% dos casos, com preferência na porção retossigmóidea (75-90%) e raramente geram mecanismo de obstrução intestinal (menos de 1%). Entretanto, quando a endometriose evolui para obstrução intestinal, ela gera sinais e sintomas inespecíficos, como dor abdominal (76,5%), diarreia ou constipação (25-40%), presença de massa palpável abdominal (41,2%), náuseas, vômitos, e distensão abdominal, e raramente, gerando sintomas de abdome agudo obstrutivo, podendo mimetizar outras patologias, como neoplasias colorretais e se tornar um cenário intrigante para o clínico devido à falta de sintomas patognomônicos e achados de imagem, tornando o seu diagnóstico, complexo e, frequentemente, necessitando da associação com a biópsia. Todavia, é importante considerar como hipótese a endometriose que evoluiu para obstrução intestinal em pacientes em idade fértil (período em que os sintomas são mais severos). Dessa forma, nestes casos, o manejo cirúrgico se torna um método diagnóstico mais confiável com ressecção colônica associado ou não a uma ileostomia e posterior análise histopatológica, além de ser a conduta emergencial em estenoses intestinais severas e para melhora sintomática. Outrossim, o seguimento com o ginecologista é recomendado para evitar novas complicações.

CONCLUSÕES

Esta revisão sumariza a literatura atual da endometriose que evolui para obstrução intestinal, no entanto, este tipo de afecção ainda não apresenta muitos estudos conclusivos, necessitando de mais artigos para melhor compreender esta associação e os melhores métodos de manejo. Além de ser rara, apresenta sintomas que podem ser questionados e relacionados com diferentes diagnósticos, muitas vezes, retardando a conduta e agravando os sintomas da paciente.

PALAVRAS CHAVE

Endometriose; Obstrução intestinal; Diagnóstico

Área

ENDOMETRIOSE

Instituições

Universidade de Fortaleza - Ceará - Brasil

Autores

MARIA STELLA VASCONCELOS SALES VALENTE, BÁRBARA BEZERRA RICCIARDI, BÁRBARA MATOS DE CARVALHO BORGES, JOÃO PEDRO ANDRADE AUGUSTO, DANIEL KEVIN DE ALENCAR FORTE FEIJÓ, FÁBIO AUGUSTO XEREZ MOTA, GUSTAVO NEVES PINTO, FRANSCICO JULIMAR CORREIRA DE MENEZES