Dados do Trabalho


TÍTULO

COMPARAÇAO ENTRE ANGIOGRAFIA COM VERDE DE INDOCIANINA E TESTES CONVENCIONAIS NA AVALIAÇAO DA CIRCULAÇAO DO COLON EM RETOSSIGMOIDECTOMIAS VIDEOLAPAROSCOPICAS

OBJETIVO

Comparar os resultados da angiografia com verde de indocianina com os do teste de sangramento de arcada marginal na avaliação da vascularização do cólon em retossigmoidectomias videolaparoscópicas.

MÉTODO

Analisou-se dados de 48 retossigmoidectomias videolaparoscópicas nas quais foi feita angiografia com verde de indocianina para analisar a vascularização do cólon. Compararam-se resultados do grau de sangramento no teste da arcada marginal do cólon [classificado em 4 categorias: inadequado, suficiente (sangramento discreto), adequado, excelente (em jato)], com o aspecto visual após injeção endovenosa de verde de indocianina [qualificado em 3 categorias: inadequado, adequado, ótimo]. Todos os pacientes foram operados no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), de dezembro de 2017 a maio de 2021, por via laparoscópica.

RESULTADOS

48 pacientes foram submetidos ao teste de vascularização da arcada marginal do cólon e à angiografia com verde de indocianina no intraoperatório de retossigmoidectomias videolaparoscópicas. Com relação à detecção visual da fluorescência do verde de indocianina, houve 3 resultados inadequados, 8 adequados e 37 ótimos. Analisando o sangramento no teste da arcada marginal, houve 1 resultado inadequado, 11 suficientes (sangramento discreto), 14 adequados e 22 excelentes (sangramento em jato). Dos 48 pacientes analisados, 3 (6,25%) combinaram angiografia com verde de indocianina inadequada com teste de sangramento da arcada marginal suficiente, culminando em mudança do ponto de escolha para transecção do cólon para confecção de anastomose colorretal, considerando que, apesar de teste de arcada adequado, a vascularização foi pobre após angiografia. Além disso, 36 (75%) casos tiveram resultados concordantes entre os 2 testes (teste da arcada adequado ou excelente aliado a angiografia adequada ou ótima) e outros 9 (18,75%) casos mostraram teste de arcada apenas suficiente com bons resultados de angiografia (adequado ou excelente), sendo que nesses cenários manteve-se o local inicialmente escolhido para confecção da anastomose.

CONCLUSÕES

A angiografia com verde de indocianina é um bom método na avaliação da vascularização do cólon durante retossigmoidectomias videolaparoscópicas, quando comparada com testes convencionais, como a avaliação do sangramento no teste da arcada marginal, sendo que ela parece ser um método mais sensível para identificar áreas de cólon com vascularização duvidosa. Embora tenha havido concordância de resultados em 75% dos casos estudados, em 6,25% deles houve mudança na decisão intraoperatória do local de transecção de cólon (por resultado inadequado à injeção de verde de indocianina apesar de teste de sangramento arcada com resultado satisfatório), mostrando que a angiografia com verde de indocianina pode ser definidora em uma avaliação mais precisa da vascularização do cólon em retossigmoidectomias videolaparoscópicas.

PALAVRAS CHAVE

Câncer colorretal, verde de indocianina, arcada marginal

Área

CÂNCER COLORRETAL

Instituições

Hospital das Clínicas da FMUSP - São Paulo - Brasil

Autores

ARTHUR YOUSSIF MOTA ARABI, CAROLINE FREITAS CIRENZA, MARCELO OLIVATI DO AMARAL, ANTONIO ROCCO IMPERIALE, LUCAS FARACO SOBRADO, CAIO SÉRGIO RIZKALLAH NAHAS, ULYSSES RIBEIRO JÚNIOR, SÉRGIO CARLOS NAHAS