Dados do Trabalho


TÍTULO

COMPLICAÇOES POS-OPERATORIAS EM PACIENTES SUBMETIDOS A NEOADJUVANCIA PARA CANCER DE RETO: SHORT COURSE X LONG COURSE

OBJETIVO

O diagnóstico de câncer de reto localmente avançado varia de 5 a 15%. Os pacientes nesse cenário são submetidos a tratamento neodajuvante, seguido de tratamento cirúrgico. As complicações cirúrgicas, nesses casos, podem ocorrer em até 50%. O objetivo desse trabalho é avaliar o índice de complicações pós-operatórias para câncer de reto, após tratamento neoadjuvante.

MÉTODO

Foi realizado estudo retrospectivo, com avaliação dos prontuários eletrônicos dos pacientes portadores de adenocarcinoma de reto, tratados no período de janeiro de 2019 a março de 2021. Foram incluídos pacientes com neoplasia de reto superior, médio e inferior, submetidos a tratamento neoadjuvante long course ou short course. Os pacientes na modalidade de long course recebiam capecitabina associada a 28 sessões de radioterapia, dose total de 50,4 Gy, seguido de cirurgia em 12 semanas do término da radioterapia. No short course, os pacientes recebiam curso rápido de radiação, cinco Gy em cinco dias, seguida de cirurgia entre uma e quatro semanas. Foram considerados as complicações conforme classificação Clavien-Dindo III-IV, período de 30 dias após a cirurgia. Os dados foram anotados em planilha do Excel e posteriormente submetidos à análise.

RESULTADOS

De um total de 138 pacientes portadores de câncer colorretal, foram selecionados 32 (23%) pacientes tratados por câncer de reto. A idade variou de 62 ± 11 anos, sendo a maioria homens (58%). Quanto a localização, foram 12 (37%) neoplasias de reto alto, 10 (31%) de reto médio e 10 (31%) de reto inferior. A neoadjuvância foi indicada em 25 pacientes (79%), sendo 19 casos tratados com radioterapia associada a capecitabina (76%) e seis casos de short course (24%). Excluímos, dois pacientes submetidos ao protocolo “watch and wait” e um paciente que morreu na vigência da neoadjuvância. No Total 22 cirurgias foram realizadas, pós neoadjuvância. No grupo do long course, 12 pacientes (54%) foram submetidos a excisão total do mesorreto. A ileostomia de proteção foi realizada em 11 casos e um paciente foi submetido à Hartmann, em definitivo. Quatro (18%) pacientes foram submetidos a amputação abdominoperineal. No grupo Short course, foram realizadas seis (28%) excisões totais do mesorreto com ileostomia de proteção. As complicações pós-operatórias em até 30 dias ocorreram em seis pacientes (27 %), três receberam radioquimioterapia e três receberam radioterapia de curto curso. As complicações foram: Duas fístulas intestinais (9%), uma trombose venosa profunda e uma evisceração no grupo short course. No grupo Long course, um caso de sangramento intraoperatório, uma fístula (4,5%) e uma hérnia interna.

CONCLUSÕES

No presente estudo verificamos, que proporcionalmente, o índice de complicações pós-operatórias em até 30 dias foi maior no grupo short course. A incidência de fístula intestinal neste grupo foi de 9%.

PALAVRAS CHAVE

tratamento neoadjuvante; câncer colorretal

Área

CÂNCER COLORRETAL

Instituições

Hospital Heliópolis - São Paulo - Brasil

Autores

THYARA AYANA PRESOTTO, VIVANE PONTES DE SOUZA PORTO, PEDRO HENRIQUE COELHO DE MELO LEITE, DANIEL RAMOS NEVES SERRANO, BERNARDO FONTEL POMPEU, LUIS FERNANDO PAES LEME