Dados do Trabalho


TÍTULO

MODELO DE COLONOSCOPIO DE BAIXO CUSTO PARA TREINAMENTO DE HABILIDADES BASICAS EM COLONOSCOPIA DURANTE A GRADUAÇAO

OBJETIVO

Nosso objetivo foi desenvolver um modelo de baixo custo de colonoscópio com materiais de fácil acesso para treinamento de habilidades motoras em colonoscopia durante a graduação. Devido ao alto custo de um colonoscópio, o treinamento de habilidades motoras em colonoscopia durante a graduação é dificultoso, principalmente em instituições públicas. Ademais, a curva de aprendizado em colonoscopia é longa, sendo necessárias cerca de 100 colonoscopias supervisionadas para atingir a qualidade do exame, segundo a Sociedade Americana de Endoscopia. Nesse contexto, o treinamento é decisivo para evitar possíveis complicações e o colonoscópio de baixo custo pode possibilitar a aquisição de habilidades básicas, sem expor o paciente a riscos.

MÉTODO

Para construir o colonoscópio de baixo custo utilizamos uma câmera de inspeção veicular, 1,5m de mangueira de ½", 5cm de cano de PVC de ¾", 7cm de cano de PVC de ½", 165cm² de acrílico, 3m de cabos de aço revestido de 2mm, 24 parafusos M3, 12 porcas M3 sem trava e 2 com trava, 2 parafusos M2 com porcas, 6 espaçadores de 25mm, 13 parafusos para madeira de 3mm, 6 pitões de madeira, 1 parafuso M5, 1 cilindro de madeira de 12mm de diâmetro e 25mm de altura, 1 abraçadeira de nylon, 2 abraçadeiras U de ½", fita isolante e cola instantânea. O colonoscópio foi desenvolvido com 150cm de comprimento e com espessura de 20-25mm. A manopla e a empunhadura do colonoscópio foram feitas em acrílico, sendo, respectivamente, um círculo de 6 cm de diâmetro com entalhes para os dedos e um trapézio de 4x5x15cm. A extremidade móvel do colonoscópio foi feita com 6 anéis de PVC articulados, realizando o up e down de acordo com a tração dos cabos de aço presos no eixo da manopla. A câmera fixada na extremidade distal tem seu cabo USB/micro-USB percorrendo todo interior do aparelho para ser ligado num smartphone ou notebook. O processo de fabricação foi manual, totalizando 40 horas de trabalho.

RESULTADOS

Foi possível desenvolver um colonoscópio de baixo custo com valor total de R$ 105,15, sendo este aproximadamente 1% do valor de um colonoscópio real. Apresenta 150º de amplitude de movimento up e down. A câmera de inspeção veicular possui apenas 7mm de diâmetro, com boa iluminação e qualidade de imagem, além de possuir a praticidade de conectar o cabo ao computador ou celular facilitando o treinamento. O modelo foi testado por um coloproctologista experiente em colonoscopia, sendo útil para aquisição de habilidades motoras básicas em colonoscopia.

CONCLUSÕES

O custo-benefício do colonoscópio que desenvolvemos é excelente para aquisição de habilidades motoras em colonoscopia quando comparado ao colonoscópio comprado. Esta redução do custo do aparelho pode facilitar a estruturação de um programa de treinamento para que acadêmicos e residentes adquiram estas habilidades antes de serem postos em prática, tendo em vista o questionamento ético acerca do treinamento em pacientes. Dessa forma, é possível treinar os profissionais sem que haja aumento no risco de complicações.

PALAVRAS CHAVE

Colonoscopia, treinamento, ensino médico, colonoscópio, baixo custo.

Área

MISCELÂNEA

Instituições

Universidade Federal de Juiz de Fora - Minas Gerais - Brasil

Autores

JOÃO HENRIQUE SENDRETE DE PINHO, LORRANE VIEIRA SIQUEIRA RISCADO, GABRIEL SEIXAS DE SOUZA, DANIEL HELENO MARIANO, MARCOS PAULO MORAES SALES, CRISTIANE DE SOUZA BECHARA, LORENA NAGME DE OLIVEIRA PINTO, RAIMUNDO NONATO BECHARA