Dados do Trabalho


TÍTULO

MANEJO DA DOENÇA DE CROHN METASTATICA

OBJETIVO

A doença de Crohn metastática (DCM) é uma complicação rara da doença de Crohn (DC). Caracteriza-se por processo inflamatório granulomatoso em locais descontinuados do trato gastrointestinal. Pode ser a primeira manifestação da doença, precedendo o desenvolvimento das manifestações intestinais. Isso é especialmente comum em crianças. É uma condição de diagnóstico difícil e que incorre em inúmeros prejuízos à saúde do paciente tais como dor, drenagem de secreção, angústia e ansiedade com a falta de diagnóstico, além do difícil manejo. Objetiva-se, portanto, descrever as características de diagnóstico e manejo da DC metastática.

MÉTODO

Estudo de Coorte realizado através da análise retrospectiva dos prontuários dos pacientes com DC que acompanham no ambulatório de doença inflamatória intestinal de dois hospitais terciários. Foram selecionados aqueles que apresentaram DCM confirmada em algum momento da evolução ou diagnóstico inicial. Caracterizou-se tal amostra com dados demográficos, classificação de Montreal, tempo de DC, início e localização da DCM, tratamento da doença de base e sua complicação e desfecho.

RESULTADOS

Dos 700 pacientes com DC, foram identificados 10 com DCM (1,42%), sendo oito mulheres (80%) e dois homens (20%) com média de idade de 32,7 anos (desvio padrão 12,42 anos). A DC luminal foi mais preponderante na topografia ileo-cólica (40%). A DCM predominou em topografia vulvar (75%), nas mulheres, seguida da região inguino-crural (30%), população geral. O tempo médio de surgimento da DCM foi 4,3 anos, se apresentando como manifestação inicial apenas na única criança da amostra. O tratamento da DC foi com terapia biológica na totalidade dos casos, sendo o infliximabe o mais utilizado (60%). Já o tratamento da DCM foi cirúrgico (excisão, curetagem, drenagem) em nove dos dez casos (90%), tendo remissão/cicatrização completa a totalidade dos casos. A única paciente que não foi operada era justamente a menor de idade, que também fez uso irregular do anti-TNF e mesmo descontrolada da doença de base, teve cicatrização completa da DCM.

CONCLUSÕES

A DCM é uma manifestação rara que se dá em casos de DC grave. Nesse cenário, a terapia biológica tem seu papel, controlando a atividade inflamatória da doença primária e é um potente adjuvante ao tratamento cirúrgico da doença metastática, auxiliando a sua cicatrização até sua remissão completa.

PALAVRAS CHAVE

Doença de Crohn ; Tratamento Biológico

Área

DOENÇAS INFLAMATÓRIAS DO INTESTINO

Instituições

Hospital Heliópolis - São Paulo - Brasil

Autores

GABRIEL ALVES CARRIÃO, MARIANA PINTO RIBEIRO, LIGIA DE OLIVEIRA RIBEIRO, RAYSSA PRA BUSS, FERNANDA BELLOTTI FORMIGA, CHRISTIANNE DAMASCENO ARSCELINO CEARÁ, ANDREA VIEIRA, IDBLAN CARVALHO DE ALBUQUERQUE