Dados do Trabalho


TÍTULO

PERFURAÇAO INTESTINAL POR INFESTAÇAO DE STRONGYLOIDES STERCORALIS: UM RELATO DE CASO.

INTRODUÇÃO

A estrongiloidíase é uma helmentíase predominantemente intestinal causada pelo Strongyloides stercoralis, sendo o homem, além de seu hospedeiro definitivo, a principal fonte de infecção. Essa doença geralmente causa uma infecção crônica assintomática, contudo, uma mudança no estado imunológico pode levar a um aumento da carga parasitária, podendo ocasionar uma síndrome de hiperinfecção, uma disseminação e até mesmo levar a óbito se não for reconhecida. Assim, no presente trabalho, será relatado um caso raro de perfuração intestinal por estrongiloidíase, com o intuito de fomentar a importância do diagnóstico precoce para reduzir e/ou evitar possíveis complicações.

RELATO DE CASO

Paciente masculino, de 88 anos, internou com quadro de dor abdominal de início súbito e vômitos. Foi submetido a investigação diagnóstica com tomografia computadorizada de abdome, sendo diagnosticado pneumoperitônio. Apresentou eosinofilia importante no hemograma, além de hipoalbuminemia e discreta anemia, Proteína C Reativa e Gama-GT com valores aumentados e linfócitos e eritrócitos com valores diminuídos. Possuía histórico recente de investigação de uma massa pulmonar sugestiva de neoplasia, aguardando para realizar biópsia. Sem outras comorbidades. Diante disso, foi realizada uma laparotomia exploradora, sendo identificado segmento do intestino delgado perfurado com áreas de necrose coagulativa e supurativa na parede intestinal com ulceração, perfuração e peritonite fecal bloqueada. Assim, o paciente foi submetido a enterectomia com anastomose terminoterminal e apresentou boa evolução pós-operatória. A análise anatomopatológica do segmento ressecado confirmou a presença de organismos pluricelulares intravasculares compatíveis com formas filarióides de Strongyloides stercoralis, configurando uma infestação, a qual foi tratada com êxito com o uso de Invermectina e posteriormente de Albendazol. Ademais, a biópsia do pulmão - realizada após a alta hospitalar por punção aspirativa - confirmou a presença de câncer de pulmão, estando o seu manejo terapêutico em processo de definição.

DISCUSSÃO

Observou-se ao longo do estudo que a doença causada pelo Strongyloides stercoralis no homem possui diferentes manifestações clínicas - vômitos, náusea, diarreia em surtos, anemia, eosinofilia, emagrecimento e perfuração intestinal -, as quais muitas estavam presentes no caso relatado. Ademais, a doença pode se agravar diante de certas condições patológicas que tornam o indivíduo mais suscetível a autoinfecção, como na presença de neoplasias, presente nesse caso em específico. Portanto, embora a perfuração intestinal por infestação de Strongyloides stercoralis seja uma condição rara, uma eosinofilia importante associada a achados clínicos deve elevar a suspeita de estrongiloidíase. Desse modo, é extremamente importante ter conhecimento acerca dessa doença, para que o diagnóstico seja feito de forma precoce e, consequentemente, que o manejo terapêutico seja iniciado, a fim de minimizar/evitar complicações.

PALAVRAS CHAVE

Infestação. Strongyloides stercoralis. Perfuração Intestinal.

Área

URGÊNCIAS COLOPROCTOLÓGICAS

Instituições

Universidade de Santa Cruz do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

ISABELA LAZAROTO SWAROWSKY, HENRIQUE PENHA GOMES, GUSTAVO LAZAROTO SWAROWSKY, DÓRIS MEDIANEIRA LAZZAROTTO, INÁCIO SWAROWSKY