Dados do Trabalho


TÍTULO

AVALIAÇAO DA RELAÇAO ENTRE A OBESIDADE E O DESENVOLVIMENTO DE ADENOMA/CANCER COLORRETAL

OBJETIVO

A colonoscopia é um excelente método não só para rastreamento, diagnóstico como também para o tratamento do câncer colorretal (CCR). O desenvolvimento do CCR está associado a fatores genéticos e ambientais, dentre eles a obesidade. O objetivo do presente estudo é investigar a associação da obesidade como fator de risco para câncer colorretal/ adenoma.

MÉTODO

De julho de 2019 a dezembro de 2020, 103 pacientes com idade igual ou superior a 50 anos, sem fatores de risco para CCR, foram submetidos a colonoscopia total e apresentavam preparo bom ou razoável. Eles foram avaliados quanto à medida da circunferência abdominal, método utilizado para estimar a gordura visceral, e quanto ao índice de massa corpórea (IMC).

RESULTADOS

Das 103 colonoscopias, em 45 (43,68%) foram encontrados pólipos ou tumores. Dessas 45 colonoscopias que foram evidenciadas lesões, em 12 (26,6%) foram encontrados apenas pólipos não adenomatosos, em 33 (73,3%) foram encontrados pólipos adenomatosos e em 01 (0,97%) o resultado da biopsia foi de adenocarcinoma. A distribuição dos pólipos adenomatosos/câncer tendo por base o IMC foi que dos 36 (34,95%) pacientes obesos (08 - 22,23%% do sexo masculino e 28 - 77,77% do sexo feminino), em 15 (41,67%) pacientes foram encontrados lesões polipoides sendo que em 13 (36,11%) eram lesões neoplásicas.
Quanto à circunferência abdominal 60 pacientes (58,25%) foram classificados, como alto índice de gordura visceral, sendo que desses, 21(35%) apresentavam lesões adenomatosas.

CONCLUSÕES

Nossos achados sugerem que a obesidade estimada tanto pela circunferência abdominal quanto pelo IMC, não estaria associada estatisticamente à maior incidência de pólipos adenomatosos ou câncer colorretal.

PALAVRAS CHAVE

Pólipos. Colonoscopia. Câncer colorretal. Obesidade. Circunferência Abdominal. Índice de Massa Corporal.

Área

MÉTODOS DIAGNÓSTICOS

Instituições

Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil

Autores

LUCAS BANTERLI VINHAS, FÁBIO GONTIJO RODRIGUES, MARCOS LANNA BICALHO, ILSON GERALDO DA SILVA, GUILHERME DE ALMEIDA SANTOS, JONE PEREIRA DA SILVA, JORDÂNIA ALKMIM JORDÃO, VIVIAN SCARLLETH LOPES DE OLIVEIRA