Dados do Trabalho


TÍTULO

O DESAFIO DO DIAGNOSTICO PRECOCE NO MELANOMA ANORRETAL: UM RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

O melanoma anorretal (MA) é uma neoplasia de incidência rara, corresponde a 2% dos cânceres anorretais e 1,6% de todos os melanomas. É mais frequente em pacientes acima de 50 anos e do sexo feminino. Caracteriza-se pelo comportamento agressivo, podendo está presente sangramento, dor, obstrução e tenesmo. O seu diagnóstico é desafiador, pois as lesões pigmentares em lugares íntimos são mais difíceis de serem detectados de forma precoce, portanto é feito na doença avançada, tornando o prognóstico reservado. Atualmente não há consenso sobre o tratamento sistêmico, sendo a cirurgia a chance de cura, embora não se associe à melhora da sobrevida. A recorrência é mais frequente nos casos de envolvimento retal em comparação ao acometimento anal. Relatamos um caso de uma paciente submetida à Ressecção Abdominoperineal do Reto por MA, de forma a ressaltar o desafio do diagnóstico precoce.

RELATO DE CASO

Mulher, 67 anos, com sangramento retal durante as evacuações há 03 meses, associado à lesão vegetante ao toque. Tumor de coloração escurecida à Colonoscopia. Biópsia incisional mostra neoplasia maligna de células fusoepitelióides. Imunohistoquímica foi positiva para MA. Exames de estadiamento descreve lesão de limites mal definidos na parede posterolateral esquerda da junção anorretal, medindo 2,0cm e com limite inferior a 2,5cm de borda anal, além de linfonodos em mesorreto à esquerda. Sem evidência de lesões à distância. Submetida à Amputação Abdominoperineal do Reto Videolaparoscópica, sem intercorrências. Anatomopatológico reforçou o diagnóstico de MA com índice de Breslow de 14mm, nódulos tumorais satélites em gordura pericólica, margens livres, metástase em 01 de 14 linfonodos avaliados. Não concluiu quimioterapia adjuvante devido fratura de úmero. Em seguimento clínico há 01 ano, sem evidência de recidiva da doença.

DISCUSSÃO

O diagnóstico precoce do MA é desafiador por se tratar de uma entidade rara, com baixa incidência, ocorrer em locais ocultos e quando apresenta sintomas, estes são inespecíficos e gerados pelo crescimento e/ou infiltração tumoral. As diferenças entre os melanócitos malignos se comparados os de outras áreas do corpo, corroboram com o comportamento agressivo do MA, que em 26% dos casos apresentam doença metastática no momento do diagnóstico, tornando o prognóstico desfavorável. Apesar de não existir consenso sobre o tratamento, a cirurgia é considerada a terapia primária. A literatura é escassa sobre a história natural destes tumores, existindo pouco mais de 600 casos relatados em todo mundo, o que dificulta a individualização do tratamento para o MA. Para os clínicos e cirurgiões que participam do manejo do MA falar sobre o seguimento deste tumor ainda é um desafio. Nesta perspectiva é necessário uma equipe experiente para realizar o diagnóstico diferencial em relação aos outros cânceres anorretais, bem como estabelecer o diagnóstico precoce a fim de melhorar a qualidade e a sobrevida desses doentes.

PALAVRAS CHAVE

Melanoma Anorretal; Melanoma; Cânceres anorretais; diagnóstico precoce

Área

CÂNCER COLORRETAL

Instituições

Hospital Universitário Onofre Lopes - Rio Grande do Norte - Brasil

Autores

CAMILA FERREIRA REBOUÇAS, JESSICA MARIA MENEZES TELES VIEIRA, FERNANDA PAULA DANTAS, JOÃO VÍTOR CUNHA LIMA VIANA, ROMUALDO SILVA CORRÊA, RAPHAEL GURGEL CARVALHO