Dados do Trabalho


TÍTULO

ADENOCARCINOMA DE RETO E COVID 19: RELATO DE CASO E REVISAO DA LITERATURA.

INTRODUÇÃO

O objetivo desse relato de caso é ilustrar o impacto da pandemia pela COVID 19 no diagnóstico, tratamento e manejo do câncer colorretal em pacientes do SUS.

RELATO DE CASO

G.C.P., masculino, 46 anos, sem comorbidades, encaminhado ao ambulatório de Coloproctologia em agosto de 2020 com sintomas obstrutivos e perda ponderal. Colonoscopia demonstrou tratar-se de lesão estenosante - biópsias confirmaram adenocarcinoma invasor.
RNM de pelve 05/10/2020: invasão de vesícula seminal direita e parede superior da bexiga. TCs de abdome e tórax sem evidencias de metástases a distancia. cT4bN2bM0.
Realizada transversostomia em alça em 15/10/2020 e paciente encaminhado para neoadjuvância. Após RQT com término em 08/01/2021, foram solicitados exames para reestadiamento: RNM pelve 01/02/21: lesão apresentando discreta redução de suas dimensões, sem plano de clivagem com vesículas seminais e parede posterior da bexiga. Aumento da extensão de acometimento dos planos adiposos mesorretais. Linfadenomegalias ilíacas internas e comuns. TC de tórax e abdome sem sinais de metástases. Colonoscopia 18/02/21: Lesão estenosante do reto, a 08 cm da margem anal.
O grande impacto da pandemia de COVID 19 em nossa instituição impossibilitou a abordagem cirúrgica em tempo ótimo.
G.P.C. evoluiu com dor pélvica refratária ao uso de opioides, procurou UPA em 10/05/21, sendo internado e transferido ao Hospital no dia 12/05/21.
Á admissão, apresentava anemia, Hb de 8,5mg/dL e linfopenia. Programada abordagem cirúrgica para dia 13/05/21.
Apesar de assintomático do ponto de vista respiratório, o RT-PCR para SARS-COV 2 pré operatório foi positivo. GCP foi então colocado em isolamento respiratório por 10 dias.
Apenas em 27/05/2021, foi submetido a exenteração pélvica e tiflectomia, com confecção de colostomia úmida. Mantida transversostomia em alça. Apresentou boa evolução, recebendo alta do CTI no 5º DPO.
No dia 05/06, apresentou novo quadro obstrutivo. TC de abdome e pelve: distensão difusa de alças de delgado por aderências pós operatórias. Tentado tratamento conservado sem sucesso.
No dia 09/06, foi submetido a reabordagem cirúrgica, com lise de aderências em delgado. Apresentou boa evolução no pós operatório, e recebeu alta no dia 17/06. Atualmente, encontra-se em acompanhamento ambulatorial.

DISCUSSÃO

A limitação de recursos do SUS, somada ao contexto atual de pandemia, fez com que o tempo entre o término da neoadjuvância e o tratamento cirúrgico fosse maior do que o ideal, o que, aliado aos impactos da própria COVID-19, certamente impactou negativamente no tratamento e prognóstico do paciente.

PALAVRAS CHAVE

Câncer de reto. Câncer colorretal. Adenocarcinoma de reto. COVID-19. Pandemia.

Área

CÂNCER COLORRETAL

Instituições

Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil

Autores

LUCAS BANTERLI VINHAS, MATHEUS MATTA MACHADO MAFRA DUQUE ESTRADA MEYER, ILSON GERALDO DA SILVA, GUILHERME DE ALMEIDA SANTOS, JONE PEREIRA DA SILVA, JORDANIA ALKMIM JORDÃO, ALEXANDRE MARTINS DA COSTA EL-AOUAR, JULIA DE OLIVEIRA FONSECA