Dados do Trabalho


TÍTULO

ESFINCTEROPLASTIA ANAL APOS TRAUMA AUTOMOBILISTICO

INTRODUÇÃO

A lesão do Esfíncter Anal Externo (EAE) é doença que provoca prejuízo social importante ao paciente devido à capacidade de desenvolver incontinência fecal. Dentre as principais causas estão os traumas obstétricos e as cirurgias colorretais, entretanto, em nosso meio, as causas externas (acidentes automobilísticos) ganham relevância estatística.

RELATO DE CASO

Paciente, 23 anos, masculino, encaminhado ao hospital de referência em trauma em Fortaleza/CE (2019), vítima de acidente motociclístico (moto x carro), apresentando lesões de bexiga, sínfise púbica e laceração perineal extensa. Submetido, em caráter e urgência, a cistorrafia, fixação externa de bacia e a colostomia em alça de cólon descendente para desvio de trânsito intestinal. Encaminhado ao Serviço de Coloproctologia da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza (2021) para correção do trauma perineal (USG endoanal 3D - Lesão muscular completa dos esfincteres anais interno e externo na hemicircunferência anterior. A lesão muscular do EAE compromete entre 9h e 3h, com ângulo da lesão medindo 169o em sua maior extensão ). Foi submetido a esfincteroplastia anal anterior com sobreposição muscular e confecção de retalho cutâneo (dissecção dos cabos musculares remanescentes do EAE e sua aproximação anterior com vicryl 2.0, bem como a reconstrução do períneo – tecido conjuntivo, EAI, fibrose – com vicryl 2.0 e aproximação dos flaps do retalho com vicryl 3.0 e sutura de pele com vicryl 4.0. Aposição de dreno penrose 2 em espaço morto. Recebeu alta hospitalar no 3o dia de pós operatório sem apresentar complicações clínico-cirúrgicas.

DISCUSSÃO

A esfincteroplastia anal anterior com confecção de retalho é uma técnica cirúrgica que apresenta bons resultados funcionais e estéticos a médio prazo para os casos de lesões graves do EAE, tendo, dessa forma, sida a opção cirúrgica escolhida. O paciente ainda se encontra em pós operatório recente (< 30 dias), aguardando a realização, em tempo adequado, de manometria anorretal e USG endoanal 3D para planejamento de reconstrução de trânsito.

PALAVRAS CHAVE

ESFINCTEROPLASTIA TRAUMA MOTOCICLETA

Área

MISCELÂNEA

Instituições

SANTA CASA DE FORTALEZA - Ceará - Brasil

Autores

GEORGE ANDRADE MARQUES, BENJAMIN RAMOS DE ANDRADE JUNIOR, STHELA MARIA MURAD REGADAS , ADJRA DA SILVA VILARINHO, RAMIRO ROLIM NETO, NAYANNE AZEVEDO FROTA