Dados do Trabalho


TÍTULO

TRATAMENTO DA DOENÇA DE BOWEN COM RETALHO CUTANEO – RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

A doença de Bowen (DB) ocorre raramente na região perianal. Consiste em carcinoma in situ de células escamosas cutâneas, com potencial invasor. A alteração histopatológica característica é que as alterações da epiderme não ultrapassam a membrana basal. A manifestação clínica é atípica e variável com evolução lenta e progressiva. Geralmente assintomática ou oligosintomática - dor local, irritação, queimação, prurido, tumoração e sangramentos. O diagnóstico ocorre tardiamente e a confirmação é feita por meio da biopsia com histopatológico. O tratamento padrão é ressecção cirúrgica com margens amplas. O emprego de técnicas utilizando enxertos e retalhos são frequentemente necessários para corrigir o defeito cutâneo ocasionado pela ressecção cirúrgica da lesão.

RELATO DE CASO

Relato de caso: M.M.F, sexo feminino, 56 anos, branca, tabagista, procedente de Olinda. Relata história de tumoração em ânus há 4 meses, associado a prurido e queimação. História previa de neoplasia de vulva, já submetida a vulvectomia parcial há 20 anos. No exame proctológico foi observado na inspeção presença de lesão discromica, irregular e friável, em quadrantes laterais esquerdo e margeando o ânus em quadrante anterior direito. Toque retal e anuscopia sem alterações. Hipótese diagnostica de DB. O histopatológico da biópsia incisional confirmou DB. Indicado a ressecção da lesão com margens de segurança. Como consequência um defeito cutâneo importante que foi optado pela confecção de retalho cutâneo tipo asa de gaivota unilateral. No pós-operatório apresentou discreta deiscência do retalho cutâneo, sem comprometê-lo. Não houve alteração da continência. O laudo histopatológico da peça cirúrgica confirma DB com margens livres.

DISCUSSÃO

Discussão: A DB foi descrita pela primeira vez por John Templeton Bowen em 1912 sendo uma enfermidade pouco frequente na população, principalmente na região perianal. Tem maior incidência entre o sexo feminino, na raça branca e na quinta década de vida, como confirmado no caso relatado. A ocorrência da DB em áreas não expostas ao sol pode estar associada a outras patologias como a infecção pelo HPV, doenças inflamatórias intestinais e neoplasias de cólon. Possivelmente, o caso relatado está relacionado com a infecção pelo HPV, visto que tem histórico de neoplasia de vulva há 20 anos que por sua vez também tem associação com tal patologia. Dentre as possibilidades de tratamentos para a DB existe a: ressecção cirúrgica, crioterapia e fototerapia. A maioria dos cirurgiões preferem a ressecção cirúrgica ampla por promover em um menor índice de recidiva (varia entre 16 a 31%) e maior taxa de sobrevida livre da doença, em 5 anos é de 83,3%. Em dois anos de seguimento não houve recidiva local. As complicações mais comuns do procedimento cirúrgico são sangramento e infecção local. O exame protologico e a biopsia de lesões perianais são fundamentais para realização de diagnósticos raros, embora pesquisas sejam necessárias para desvendar detalhes da DB.

PALAVRAS CHAVE

Doença de Bowen, HPV, Carcinoma in situ

Área

INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

Instituições

HOSPITAL BARÃO DE LUCENA - Pernambuco - Brasil

Autores

SAMARA DUARTE OLIVEIRA, CLAUDIA ROSALI ESMERALDO JUSTO, CAMILA FERREIRA REBOUÇAS, JUAREZ SILVESTRE NETO, NATALIA MAIA ESMERALDO PEIXOTO, JUSCIELLE DE SOUZA BARROS, ÍCARO TORRES LAGE