Dados do Trabalho


TÍTILO

RETOSSIGMOIDECTOMIA VIDEOLAPAROSCOPICA COM AVALIAÇAO VASCULAR ATRAVES DE FLUORESCENCIA COM VERDE DE INDOCIANINA

INTRODUÇÃO

Há um crescente interesse no uso do verde indocianina nas cirurgias colorretais, principalmente visando avaliar a vascularização do cólon e diminuir a ocorrência de fístula anastomótica. Essa tecnologia ainda não é amplamente disponível e requer aparelho específico para reconhecimento da imagem de fluorescência. Mostramos aqui o emprego da angiografia com verde indocianina em uma paciente com adenocarcinoma de reto e múltiplas comorbidades, em que foi possível avaliar a perfusão adequada do cólon e a realização de uma anastomose colorretal segura.

RELATO DE CASO

Paciente feminino de 62 anos foi diagnosticada com adenocarcinoma de reto alto. Exames de estadiamento revelaram cT3aN0M0, a 10 cm da borda anal. Era hipertensa, diabética e tabagista. Foi submetida a retossigmoidectomia com excisão parcial do mesorreto videolaparoscópica com uso do verde indocianina, sem neoadjuvância. Foram injetados 10 mg de contraste endovenoso e avaliado a perfusão do cólon após a ligadura da artéria mesentérica inferior. Em seguida, foi exteriorizada a peça por incisão de pannenstiel e realizado o teste da arcada marginal, confirmando novamente a vascularização abundante do cólon. Realizou-se anastomose colorretal por duplo grampeamento, sem intercorrências. O teste do borracheiro foi negativo e um dreno foi locado na pelve. Não foi realizada ileostomia de proteção. Não houve complicações anastomóticas ou intercorrências no pós-operatório. Anatomopatológico confirmou pT3N0 (0/55 linfonodos) com margens livres. Atualmente está em seguimento sem evidência de doença oncológica.

DISCUSSÃO

Apesar dos avanços tecnológicos e das técnicas de cirurgia minimamente invasiva, a fístula anastomótica continua sendo uma complicação temida no pós-operatório, em especial nas anastomoses colorretais baixas. A causa da fístula é multifatorial e envolve tanto fatores intrínsecos do paciente, como status nutricional e comorbidades clínicas, mas também fatores relacionados à técnica cirúrgica, tais como anastomose sem tensão e o mínimo trauma tecidual. Sabe-se que a boa perfusão do cólon é fundamental para a cicatrização da anastomose. Técnicas como o teste da arcada, a inspeção do anel de grampeamento, o teste do borracheiro e a inspeção da anastomose através da colonoscopia são tradicionalmente utilizados para a avaliação da anastomose, mas não permitem uma avaliação fidedigna do fluxo sanguíneo. No caso apresentado, o uso do verde indocianina permitiu avaliar a perfusão tecidual e definir o melhor local para secção do cólon, permitindo uma anastomose bem vascularizada em uma paciente com múltiplas comorbidades e anastomose de risco. Em breve, seu uso deverá ser amplamente disponível e se tornará rotina a avaliação da perfusão da anastomose colorretal.

PALAVRAS CHAVE

câncer retal; videolaparoscopia; verde indocianina; angiografia

Área

CÂNCER COLORRETAL

Instituições

Disciplina de Coloproctologia, Departamento de Gastroenterologia, Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

LUCAS FARACO SOBRADO, ANTONIO ROCCO IMPERIALE, ARTHUR YOUSSIF MOTA ARABI, CAROLINE DE FREITAS CIRENZA, MARCELO OLIVATI DO AMARAL, CAIO SERGIO RIZKALLAH NAHAS, ULYSSES RIBEIRO JÚNIOR, SERGIO CARLOS NAHAS