Dados do Trabalho


TÍTULO

DIAGNOSTICO INCIDENTAL DE MULTIPLOS DIVERTICULOS DE RETO POR COLONOSCOPIA

INTRODUÇÃO

O intestino grosso é sítio de acometimento de diversas patologias, podendo ser de caráter genético ou adquirido, de etiologia mecânica ou funcional. Geralmente, as mais variadas doenças partilham de fatores de risco em comum, sendo os mais prevalentes: baixa ingesta de fibras, dieta industrializada, envelhecimento, sedentarismo, obesidade e tabagismo.

RELATO DE CASO

RMP, 81 anos, portadora de megacólon chagásico, apresentando queixa de piora de constipação intestinal há 2 anos, fezes ressecadas, com necessidade de uso de laxativos diariamente, sem sucesso evacuatório. Associado ao quadro, refere hiporexia e perda ponderal. Submetida a colonoscopia para investigação, sendo evidenciados divertículos por todo cólon descendente e sigmóide além de múltiplos divertículos em reto.

DISCUSSÃO

Megacólon chagásico é uma doença de caráter adquirido e tem como gênese o comprometimento da inervação intrínseca do intestino grosso devido à ação do protozoário Tripanossoma cruzi, havendo destruição irreversível de células ganglionares periféricas do sistema nervoso autônomo, cursando com dilatação e alongamento progressivo de tal segmento intestinal, com impacto na funcionalidade do órgão. Se manifesta clinicamente como constipação intestinal crônica e progressiva sendo frequentemente associado a formação de fecaloma. Já a doença diverticular colônica trata-se de uma afecção intestinal benigna, constituída por herniação de mucosa e submucosa através da camada muscular do cólon, sendo mais comumente encontrada em sigmóide. Sua prevalência aumenta proporcionalmente com a idade e está associada à baixa ingesta de fibras, ao aumento do tempo de trânsito colônico e da pressão intraluminal, fatores estes que são a essência da manifestação do megacólon chagásico. Em contrapartida, divertículos retais são raros, acometendo menos de 1% da população. Geralmente são verdadeiros, relacionados à fraqueza da parede retal e são assintomáticos, com diagnóstico realizado incidentalmente em exame de colonoscopia. Englobam todas as camadas da parede, possuem óstio largo e normalmente se apresentam nas paredes laterais do reto devido a menor resistência das camadas musculares. Podem complicar com diverticulite, ulceração, perfuração e fístula. Adota-se uma conduta conservadora, sendo indicada intervenção cirúrgica apenas nos casos sintomáticos ou complicações. O acompanhamento dos pacientes é recomendado devido à possibilidade de metaplasia e malignização da mucosa.

PALAVRAS CHAVE

MEGACOLON CHAGÁSICO, DIVERTÍCULO RETAL

Área

DOENÇA DIVERTICULAR DOS CÓLONS

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIANGULO MINEIRO - Minas Gerais - Brasil

Autores

AMANDA KAROLYNE BASTISTA FERREIRA, ANA PAULA FERNANDES BRAGA, PEDRO BRUM DA SILVEIRA FERRAZ, EMERSON ABDULMASSIH WOOD SILVA, LUCIANO RICARDO PELEGRINELLI, RENATA MARGARIDA ETCHEBEHERE