Dados do Trabalho


TÍTULO

PNEUMATOSE CISTOIDE INTESTINAL: RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

A pneumatose cistóide intestinal (PCI) é uma condição rara e de manifestação clínica ampla, caracterizada pela ocorrência de múltiplos cistos gasosos nas camadas subserosa e submucosa da parede intestinal. Grande parte dos portadores são assintomáticos, dificultando a exatidão da sua incidência (estima-se cerca de 0,03%). Embora a maioria dos casos ocorra no intestino delgado (42%), a PCI também pode ocorrer em qualquer outro segmento do trato gastrointestinal. Não há prevalência entre sexos e faixas etárias.

RELATO DE CASO

Paciente feminina de 39 anos, chega ao serviço com bom estado geral, queixando-se de constipação, dores abdominais e hematoquezia, os quais prejudicavam significativamente a sua qualidade de vida. Havia realizado colonoscopia há 6 anos, sem alterações, devido à constipação severa e trazia colonoscopia recente, evidenciando abaulamento de segmento de cólon esquerdo (CE), com resultados inespecíficos. Foi solicitada nova colonoscopia que evidenciou lesão subepitelial de cólon descendente, cujo anatomopatológico das biópsias apontou criptas hiperplásicas, com conteúdo caliciforme e numerosos eosinófilos, submucosa com edema e vasocongestão significativos, além de ausência de malignidade. Optando-se por ultrassonografia endoscópica (USE) subsequente, tatuou-se o segmento e foi reiterada a presença de uma lesão subepitelial recoberta por mucosa íntegra com erosões apicais (medindo 1,75 x 1,12 cm em seus maiores eixos) e as biópsias guiadas não acrescentaram subsídios. Realizou-se, ainda, tomografia computadorizada (TC) de abdome e ressonância magnética (RM) de pelve, confirmando a topografia em CE e apenas miomatose uterina. Por fim, fez-se RM de abdome total, tendo como impressões nódulo miometrial sugestivo de leiomioma e discreta distensão gasosa difusa de alças de delgado. Em virtude dos achados inconclusivos clínicos, laboratoriais e de imagem, optou-se pela laparoscopia e colectomia esquerda. Assim, somente diante da peça cirúrgica foi possível obter um diagnóstico anatomopatológico de pneumatose cistóide intestinal.

DISCUSSÃO

A PCI idiopática, como observado neste relato, ocorre em 15% dos casos e apresenta clínica diversa, desde casos assintomáticos a graves (obstruções, hemorragias e necroses intestinais). Sintomas inespecíficos podem ocorrer, como dor abdominal, diarreia, constipação e emagrecimento. A TC é padrão-ouro para o diagnóstico, entretanto endoscopias digestivas, USE e a radiografia simples podem contribuir. Não há consenso sobre o manejo da PCI, mas pacientes assintomáticos geralmente não requerem tratamento específico e a remissão espontânea ocorre em 50% dos casos. O tratamento conservador (antibioticoterapia e oxigenoterapia hiperbárica) é considerado em pacientes sintomáticos não graves; nesses, a indicação cirúrgica, independente da via, é preconizada. Diante da infrequência e inespecificidade da PCI na imaginologia, nos achados clínico-laboratoriais e da baixa prevalência, o relato faz-se útil na prevenção de complicações futuras.

PALAVRAS CHAVE

Pneumatose Cistoide Intestinal, Pneumatose Cística Intestinal, Trato Gastrointestinal, Cistos Intestinais.

Área

DOENÇA DIVERTICULAR DOS CÓLONS

Instituições

Universidade Federal de Juiz de Fora - Minas Gerais - Brasil

Autores

WYTORIA CHRISTIAN JUSTINO PEREIRA, BERNARDO PARISH BERNARDES, IASMINN GOMES RODRIGUES, MARIANA BRANDÃO SAMPAIO, ROBERT GOMES COTTA, FÁBIO ROSA MORAES, ROBERTO HELENO LOPES, RÓMMEL RIBEIRO LOURENÇO COSTA