Dados do Trabalho


TÍTULO

ABDOME AGUDO OBSTRUTIVO POR VOLVO CECAL: RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

Relatar um caso de uma obstrução intestinal por Volvo de Ceco em um paciente tratado com colectomia direita e anastomose íleo-transverso término-lateral.

RELATO DE CASO

Paciente do sexo masculino, 69 anos, admitido no serviço de Coloproctologia da Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza com dor abdominal de forte intensidade há quatro dias, associado a parada de eliminação de gases e fezes, negando a presença de náuseas e vômitos. Ao exame apresentava-se consciente, orientado, anictérico, febril e com abdome distendido e doloroso a palpação difusa, além de presença de hipertimpanismo a percussão. Ao toque retal não foi evidenciado fezes na ampola. Entre os exames de urgência realizados, o leucograma apresentava leucocitose com desvio à esquerda (leucócitos=21.000, bastões=8%, segmentados=8%, linfócitos=8%, monócitos=3%); a radiografia de abdome em decúbito dorsal, já que o mesmo não conseguia ficar em pé, mostrava grande distensão de alças intestinais, com ausência de gases no reto.
A ultrassonografia de abdome total demonstrava acentuada distensão difusa de alças de intestino delgado; a tomografia de abdome e pelve mostrava acentuada distensão da câmara gástrica e das alças do intestino delgado que apresentam nível hidroaéreo em seu interior e mudança abrupta de calibre ao nível de íleo distal. Esses exames associados ao quadro clínico corroboram para o diagnóstico pré-operatório de abdome agudo obstrutivo, sendo então encaminhado para tratamento cirúrgico para realização de laparotomia exploradora sob anestesia geral, na qual o achado trans-operatório foi de volvo de ceco que mostrava-se distendido e necrosado, sendo realizado em seguida a colectomia direita com anastomose íleo-transverso término-lateral.
Após o procedimento o paciente evoluiu de forma satisfatória, apresentando retorno da atividade intestinal em torno do terceiro dia após a cirurgia, quando foi iniciada dieta, recebendo alta no sexto dia de pós-operatório, sendo recomendado o retorno ao ambulatório para acompanhamento.

DISCUSSÃO

O paciente com dor abdominal representa um dos problemas mais frequentes e difíceis com o qual o cirurgião lida em sua prática diária. Deste grupo, a obstrução intestinal se destaca como um dos desafios mais rotineiros por representar uma das afecções abdominais agudas de maior incidência, correspondendo, em nosso meio, ao segundo lugar entre as patologias cirúrgicas abdominais não traumáticas nos serviços de urgência.
O tratamento do volvo de ceco deve ser personalizado e de acordo com as circunstâncias clínicas e achados cirúrgicos do paciente. Diversas abordagens cirúrgicas têm sido utilizadas, incluindo destorção, cecopexia, cecostomia e ressecção do ceco, no entanto, na presença de dilatação grosseira, perfuração ou gangrena, o tratamento cirúrgico se faz necessário, sendo recomendada a colectomia direita associada à anastomose primária na maior parte dos casos.

PALAVRAS CHAVE

volvo de ceco; obstrução intestinal; abdome agudo

Área

URGÊNCIAS COLOPROCTOLÓGICAS

Instituições

SANTA CASA DA MISERICORDIA DE FORTALEZA - Ceará - Brasil

Autores

RAMIRO ROLIM NETO, NAYANNE DE AZEVEDO FROTA, GEORGE ANDRADE MARQUES, RICARDO EVERTON DIAS MONT’ALVERNE, BENJAMIN RAMOS DE ANDRADE JUNIOR, ALISSON CORDEIRO MOREIRA, LIVIA BORGES OLINDA BATISTA, ADJRA DA SILVA VILARINHO