Dados do Trabalho


TÍTULO

RESSECÇAO DE RECIDIVA TARDIA EM PAREDE ABDOMINAL APOS RETOSSIGMOIDECTOMIA VIDEOLAPAROSCOPICA

INTRODUÇÃO

A recorrência é fator prognóstico relevante no câncer colorretal após a ressecção primária. Os locais usuais de metástase deste tipo de câncer são fígado ou pulmão, sendo infrequente em parede abdominal. Raramente, podem ocorrer metástases ou recorrência isolada como implante de células neoplásicas em peritônio, no local da anastomose ou no local da incisão cirúrgica.

RELATO DE CASO

Paciente sexo masculino, 47 anos, hígido, em pós operatório tardio de Retossigmoidectomia Videolaparoscópica, devido adenocarcinoma bem diferenciado de retossigmoide T3N2M0, com margens cirúrgicas livres, sem infiltração perineural, com presença de budding peritumoral. Realizou quimioterapia adjuvante com Fluoracil + Oxaliplatina + Leucovorin por 12 ciclos, mantendo seguimento ambulatorial sem intercorrências e CEA estável. No 31º mês de seguimento, referiu massa em incisão de retirada de peça cirúrgica de procedimento prévio, ao exame físico, observado massa de aproximadamente 8,0 x 6,0 cm, em região hipogástrica, endurada e aderida a planos profundos. Realizado colonoscopia com anastomose retocólica terminoterminal ampla, com granuloma em linha sutura sendo biopsiada e com resultado de processo inflamatório crônico. Realizou tomografia de abdome com formação expansiva lobulada, de contornos irregulares, centrada no reto abdominal, desde o subcutâneo até a gordura intraperitoneal, de 11,8 x 6,5 cm, com foco de infiltração da cúpula vesical. Dessa forma, foi submetido à laparotomia exploradora com ressecção de tumor de parede abdominal, identificado tumor aderido à bexiga, sendo necessário rafia de sua cúpula e de ressecção de parte do músculo reto abdominal, com reconstrução da parede abdominal com tela de polipropileno onlay. Paciente evoluiu bem, recebendo alta hospitalar no 3º pós operatório. O Anatomopatológico teve como resultado: infiltração por adenocarcinoma, com aspectos morfológicos consistentes com sítio primário colorretal, com margens livres de comprometimento neoplásico. Indicado nova quimioterapia, com Capecitabina e Oxaliplatina por 3 a 6 meses, em vigência atual.

DISCUSSÃO

De acordo com estudo prospectivo da literatura, que avalia a cirurgia colorretal laparoscópica em carcinomas, a incidência de recorrências da parede abdominal é menor que 1% e a maioria ocorreu no período da curva de aprendizado, sugerindo que a experiência cirúrgica pode ter um papel nesse desfecho. A literatura corrobora que a ressecção agressiva em pacientes com doença restrita à parede abdominal e órgãos adjacentes pode resultar no controle local da doença com pouca morbidade e nenhuma mortalidade. Além disso, demonstrou que em 63% dos pacientes submetidos a ressecção de recorrência isolada em parede abdominal foi necessário uso de tela para adequada reconstrução. E também, é válido ressaltar a importância do uso de dispositivos protetores para isolar o cólon durante sua retirada da cavidade abdominal nas cirurgias por vídeo, pois esta medida pode impedir a implantação de células na parede abdominal.

PALAVRAS CHAVE

Adenocarcinoma Retossigmoide, Recidiva, Parede Abdominal

Área

CÂNCER COLORRETAL

Instituições

UNIFESP EPM - São Paulo - Brasil

Autores

MARIANA ARAÚJO SANTOS, RAINA CATERINA COELHO ARRAIS, ELESIARIO MARQUES CAETANO JUNIOR, SARHAN SYDNEY SAAD, RAFAELLA ORLOW OLIVEIRA, MARIZA HELENA PRADO KOBATA