Dados do Trabalho


TÍTULO

PERFURAÇAO RETOSSIGMOIDEA POR SEMENTES

INTRODUÇÃO

A ingestão de corpo estranho é uma situação comum encontrado na rotina clínica, no entanto, a perfuração intestinal associada é rara, na sua maioria evoluindo para quadro mais gaves e com necessidade de cirurgia de emergência. Os locais mais comuns de perfurações são áreas estreitas ou anguladas, como: válvula ileocecal, cólon sigmóide, flexura duodenojejunal e intestino delgado. Descrevemos um caso raro de perfuração extensa de transição retossigmoide, sem quadro clínico obstrutivo associado, relacionada à ingestão voluntária de corpo estranho causada por múltiplas sementes de fruto típico da Amazônia.

RELATO DE CASO

Paciente do sexo masculino de 46 anos, apresentando dor abdominal difusa há 3 dias, de intensidade progressiva e com irritação peritoneal ao exame, as sem quadro obstrutivo prévio, após ingestão de corpo estranho há 4 dias. O exame de imagem revelou presença de múltiplos corpos estranhos localizados em pelve (totalizando 29), com sinais indiretos de perfuração intestinal e pouco líquido livre em pelve. À laparotomia exploratória, identificada secreção seropurulenta, múltiplas sementes de ingá livres em pelve e lesão em transição retossigmóide de aproximadamente 3 centímetros, optado por rafia de lesão e colostomia terminal para proteção de anstomose e rafia de cotodistal com aproximação do mesmo próximo à colostomia para facilitar reconstrução de trânsito.

DISCUSSÃO

A perfuração de alça intestinal por corpo estranho não pontiagudo ou afiado é uma complicação rara de ingesta de objetos. Formato do objeto, quantidade, estreitamento do trato gastrintestinal são fatores que podem favorecer a perfuração. A clínica é pouco específica, geralmente precedida de quando obstrutivo ou suboclusivo, sendo, a história clínica, relevante para a formulação diagnóstica. Regiões e culturas com alta ingesta de alimentos com sementes podem configurar fator de risco extra. Exames de imagem frequentemente selam o diagnóstico sindrômico, além de auxiliarem no planejamento cirúrgico. Evidencia-se a importância de alertar equipes de cirurgia para a possibilidade de abdome agudo perfurativo sem quadros oclusivos associados, bem como a necessidade de tratamento precoce objetivando um desfecho clínico favorável.

PALAVRAS CHAVE

Urgência; Cirurgia; Cirurgia Colorretal

Área

URGÊNCIAS COLOPROCTOLÓGICAS

Instituições

Hospital Universitário Getúlio Vargas - Amazonas - Brasil

Autores

JUAN EDUARDO RIOS RODRIGUEZ, DANIELLA PAULA DIAS COELHO, EDIRANY DOS SANTOS VILLALAZ, PAULO DAUMAS LAKE MARTINS, ALINE MORIÃO CARVALHO DE SOUZA, ADRIANA GONÇALVES DAUMAS PINHEIRO