Dados do Trabalho


TÍTULO

AVALIACAO DAS COMPLICACOES EM COLECTOMIAS DIREITA MINIMAMENTE INVASIVA: EXPERIENCIA DE UM SERVICO ONCOLOGICO

OBJETIVO

Analisar as possíveis complicações nos primeiros 30 dias de pós operatório de colectomia direita minimamente invasiva.

MÉTODO

Analisamos retrospectivamente entre janeiro de 2015 e junho de 2021, 237 pacientes submetidos à ressecções laparoscópicas de cólon direito. Os pacientes foram operados sob anestesia geral, em decúbito dorsal e em posição de Trendelemburg. O cirurgião e o primeiro auxiliar ficavam ao lado do paciente, opostos ao cólon a ser operado, enquanto o segundo auxiliar permanecia no mesmo lado. A sonda vesical e a sonda nasogástrica feito em todos os pacientes. Os procedimentos envolviam quatro trocateres, sendo um de 10mm, outro de 12mm e dois de 5 mm. As peças ressecadas eram retiradas através de incisões facilitadoras e as anastomoses realizadas através de grampeamento intracorporea.

RESULTADOS

O grupo estudado foi composto por 115 pacientes do sexo masculinos e 122 do sexo feminino, com uma idade média de 61,5 anos. As indicações cirúrgicas foram de adenocarcinomas em 200 pacientes, (84,7%), adenoma com displasia de alto grau em 19 pacientes (8,1%), adenoma com displasia de baixo grau em 9 pacientes (3,8%), CEC em 2 pacientes (0,8%), neuroendocrino em 2 pacientes (0,8%), outros 4 pacientes (1,7%). O tempo cirúrgico médio foi de 156 minutos e em apenas 3 casos foi necessário converter para técnica convencional devido o tamanho tumoral, a presença de aderências intraabdominal e a extensão da doença oncológica. O uso do verde de Indocianina esteve presente em 14,6% dos casos. O número de casos com complicações pós operatório foi de 28 pacientes sendo 21 destes resolvido por medidas não invasivas, 6 casos necessário intervenção cirúrgica e em um único caso o paciente evoluiu a óbito.

CONCLUSÕES

Quase três décadas após a introdução da cirurgia por vídeo, a pesquisa sobre colectomia videolaparoscopica provou a viabilidade e os benefícios desta cirurgia. Os procedimentos colorretais laparoscópicos tem sido apontados pela literatura mundial como seguros, possibilitando radicalidade oncológica, tempo cirúrgico próximo ou semelhante ao acesso convencional, menores índices de complicações, melhor evolução clínica e resultados superior. A colectomia laparoscópica apresenta taxas aceitáveis de complicação e conversão para cirurgia aberta. Além das vantagens da laparoscopia em diminuir a dor pós-operatória e melhorar o resultado estético, destacam-se o retorno precoce da função intestinal e um número menor de infecções de sítio operatório.

PALAVRAS CHAVE

colectomia; cirurgia colorretal; cirurgia robotica; complicacao pos operatorio; videolaparoscopia

Área

CÂNCER COLORRETAL

Instituições

Hospital de Cancer de Barretos - São Paulo - Brasil

Autores

MAX W. SATIRO JUSTINO , LUIS G. CAPOCHIN ROMAGNOLO, CARLOS AUGUSTO RODRIGUES VEO, FELIPE DALDEGAN DINIZ, ANA LUIZA BONINI DOMINGOS , RENATA DE FAVERI MATTEI , JULIANA RAMPAZZO BUEMERAD, MARCOS VINICIUS ARAUJO DENADAI