Dados do Trabalho


TÍTULO

PREVALENCIA DOS SINAIS MANOMETRICOS SUGESTIVOS DE ANISMO EM PACIENTES COM DOENÇA DE CROHN ACOMPANHADOS EM AMBULATORIO ESPECIALIZADO EM HOSPITAL UNIVERSITARIO

OBJETIVO

O objetivo deste trabalho foi avaliar a prevalência de sinais manométricos sugestivos de anismo em pacientes com Doença de Crohn (DC) acompanhados em ambulatório de Doença Inflamatória Intestinal (DII) de um Hospital Universitário.
A Doença de Cronh é um processo inflamatório crônico de etiologia ainda desconhecida, que pode acometer todo o trato gastrointestinal, sendo mais frequente no intestino delgado e cólon. Cerca de 17-43% dos pacientes têm a região perianal afetada, e aproximadamente 5% dos pacientes com a doença têm acometimento restrito à região perianal.1
O diagnóstico de anismo é controverso e desafiador; nenhum método parece ser ideal. Cesar e col. consideram a eletromiografia como exame mais sensível para a sua detecção 2. A maioria dos autores utiliza dois ou mais métodos nessa investigação. Por tratar-se de alteração funcional, os exames propedêuticos são de difícil realização e interpretação. Além disso, é necessário que o paciente compreenda e siga as orientações durante o exame.
A manometria anorretal é importante para avaliação da função esfincteriana, e pode sugerir o diagnóstico de anismo. No momento do exame, é possível realizar o teste de expulsão do balão, que traz informações adicionais ao diagnóstico.

MÉTODO

Foram realizadas manometrias em pacientes com DC acompanhados no ambulatório de DII entre os anos de 2019 e 2021. Os exames foram realizados sem preparo. Utilizado aparelho Alacer Multiplex II BP180 de 8 canais. Foi definido como sinal manométrico sugestivo de anismo a ausência de queda de pelo menos 1mmHg no centímetro de maior pressão do canal anal funcional ao comparar as pressões durante esforço evacuatório em relação às pressões em repouso.

RESULTADOS

Foram realizadas 102 manometrias, metade em mulheres. A média de idade foi de 41,2 anos. Sinais manométricos sugestivos de anismo foram percebidos em 46 pacientes (45%). Entre eles, 25 eram do sexo masculino (54,3%). Dos pacientes com sinais manométricos sugestivos de anismo, seis conseguiram expulsar o balão em três minutos. Em nossa casuística, percebemos que a maioria dos pacientes com sinais manométricos sugestivos de anismo era composta por homens. Esse dado difere da prevalência na população geral, que costuma abranger mulher jovem e constipada.3 Em relação ao teste de expulsão do balão, seis desses pacientes foram capazes de fazê-lo. Essa observação corrobora com o fato de que o diagnóstico desta patologia, na maioria das vezes, requer a união de informações da apresentação clínica do paciente e dos exames complementares.

CONCLUSÕES


Pacientes portadores de DC podem sofrer alterações na motilidade do cólon e/ou do reto, independente do seu acometimento perianal. Os sintomas relacionados à função anorretal, como o anismo, são mais frequentes nessa população. Em se tratando de uma patologia funcional, torna-se fundamental desenvolver estudos que comparem essas queixas aos achados sugestivos de disfunção nos exames.

PALAVRAS CHAVE

Anismo, Doença de Crohn, Doença Inflamatória Intestinal, Manometria

Área

DOENÇAS INFLAMATÓRIAS DO INTESTINO

Instituições

Hospital Universitário Professor Edgard Santos - Bahia - Brasil

Autores

VIVIANE MOREIRA GUSMAO, SABRINA QUERON SILVA BACELAR BOUDOUX, FLAVIA CASTRO RIBEIRO FIDELIS, ISABELA DIAS MARQUES CRUZ, ALEXANDRE LOPES CARVALHO, BRUNO PORTO MORAIS, LINA MARIA GOES CODES