Dados do Trabalho


TÍTULO

METASTASE DE CARCINOSSARCOMA TARDIO

INTRODUÇÃO

O carcinossarcoma uterino é um tumor raro , correspondendo a menos 5% das neoplasias malignas uterinas. Possui origem no ducto de Muller e é capaz de se transformar em vários componentes epiteliais e mesenquimais. O tratamento depende do estadiamento e , geralmente, envolve cirurgia associada a quimioterapia e radioterapia. O prognóstico é pobre e sua etiologia permanece incerta.

RELATO DE CASO

Paciente feminina, 78 anos, com quadro de massa abdominal palpável em hipocôndrio esquerdo indolor e aumento do marcador CA 125. Tem história prévia de neoplasia de trato mulleriano metastático em peritônio com histerectomia e linfadenectomia prévias e tratamento com quimioterapia com resposta completa há seis anos. A tomografia computadorizada de abdome mostra lesão expansiva de 15x12x14cm com volume de 1.278cm³, com focos de microcalcificações e impregnação heterogênea pelo contraste , com relação de contato e infiltração em parede de ângulo esplênico cólico e cólon transverso distal , sem processo suboclusivo e proximidade com aorta abdominal retroperitoneal, porém com plano de clivagem. Realizado colonoscopia com pólipo de displasia de baixo grau. Optado pelo procedimento cirúrgico com ressecção em bloco da massa, cólon esquerdo e linfonodos retroperitoniais. O resultado do anatomopatológico da peça cirúrgica confirmou Carcinossarcoma com diferenciação osteossarcomatosa metastática em retroperitônio com invasão angiolinfática e limites cirúrgicos livres.

DISCUSSÃO

O padrão de metástase do carcinosarcoma é governado pelo componente do carcinoma e , geralmente, envolve disseminação para canais linfáticos próximos, e raramente envolve intestinos, fígado, paramétrios, ovários¹. Já o componente sarcomatoso envolve disseminação hematogênica para pulmões e cavidade peritoneal¹. O tratamento do tumor metastático é paliativo e considera as características individuais de cada paciente para a melhor decisão terapêutica². Em geral, o procedimento cirúrgico é mandatório independente do estadiamento, seguido ou não de quimioterapia e/ou radioterapia conforme definição de cada caso individualizado.

PALAVRAS CHAVE

CARCINOSARCOMA, METÁSTASE

Área

MISCELÂNEA

Instituições

ISCMPA - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

ANDRÉIA KAYSER CARDOZO, DANIEL DE BARCELLOS AZAMBUJA, JOSE VINICIUS CRUZ, FARES HASSAN HAMAOUI, RADAMES LACAVA SCHRAMM