Dados do Trabalho


TÍTULO

RESULTADOS CIRURGICOS DE PACIENTES PORTADORAS DE ENDOMETRIOSE INTESTINAL PROFUNDA (EIP) E SUBMETIDAS A TRATAMENTO CIRURGICO

OBJETIVO

Demonstrar os resultados cirúrgicos de pacientes portadoras de endometriose intestinal profunda (EIP) e submetidas a diferentes técnicas cirúrgicas: shaving, ressecção em disco, retossigmoidectomia em um centro especializado.

MÉTODO

Estudo de coorte retrospectivo de 301 pacientes que foram encaminhadas para avaliação pela cirurgia colorretal com suspeita de endometriose intestinal e diagnosticadas por exame de ultrassonografia anorretal (USR) entre o período de janeiro de 2003 a janeiro de 2018. As pacientes foram divididas em três grupos de acordo com o tipo de cirurgia realizada, GI: 89 pacientes (29,5%) submetidas a shaving; GII: 48 pacientes (15,9%) submetidas a ressecção em disco, GIII: 164 pacientes (54,4%) submetidas a retossigmoidectomia. Realizado análise de 15 anos de cirurgia de EIP, avaliando os resultados clínicos, infertilidade, recidiva e complicações. Foram avaliados os sintomas pré-operatórios, presença de infertilidade e/ou gestação prévia, realização de cirurgia para correção de endometriose previamente e as complicações intra e pós-operatórias.

RESULTADOS

Todas as pacientes analisadas apresentavam pelo menos um sintoma de EIP. Dentre os grupos, todas as pacientes submetidas a retossigmoidectomia (GIII) apresentavam lesões visíveis a USR, em contrapartida, no GI uma paciente (1,12%) não apresentou lesão visivel a USR, sendo diagnosticada no intra-operatório. Além disso, pacientes submetidas a shaving apesar de apresentarem mais queixa de infertilidade (9,3%), também foi o grupo de contou com maior diagnóstico pós gestação (33,5%). Ainda, pacientes do GIII apresentaram maior taxa de recidiva (6,7%), reoperação (6,09%) e três (1,82%) casos de síndrome de lars de grau severo, pós ressecção do reto médio.

CONCLUSÕES

Durante o período analisado, as pacientes operadas por retossigmoidectomia apresentaram maiores taxas de recidiva clínica da doença, demosntrando que mesmo técnicas mais agressivas não asseguram a cura efetiva da doença. Pacientes submetidas a ressecção em disco foram as que menos apresentaram recidiva clínica, seguido da técnica shaving. Tal resultado deve-se a indicação e execução correta das devidas técnicas e também a prática e experiência da equipe do serviço.

PALAVRAS CHAVE

Endometriose intestinal, Cirurgia, Shaving, Retossigmoidectomia

Área

ENDOMETRIOSE

Instituições

Gastroclínica - Paraná - Brasil

Autores

LETÍCIA RAHAL CARDOSO BARUCCI, GUSTADO KURACHI, DORYANE MARIA DOS REIS LIMA, NAMIR CAVALLI, UNIVALDO ETSUO SAGAE