Dados do Trabalho


TÍTULO

RECORRENCIA DE ANGIOMIOFIBROBLASTOMA EM REGIAO PERINEAL

INTRODUÇÃO

O angiomiofibroblastoma é uma neoplasia do tipo miofibroblástica rara que acomete tecidos moles da região pélvico-perineal, e é mais comum no sexo feminino. Embora seja um tumor benigno, possui características mal definidas e infiltra o tecido adjacente mais facilmente. O risco de recorrência gira em torno de 30-40% dos casos.

RELATO DE CASO

Paciente masculino, 75 anos, portador de hipertensão e diabetes mellitus tipo 2, relata massa volumosa em região perineal esquerda acometendo bolsa escrotal ipsilateral com crescimento progressivo há dois anos. Possui história prévia de ressecção de lesão em bolsa escrotal com anatomopatológico confirmando angiomiofibroblastoma há 8 anos, sem tratamento adjuvante. Realizado ressonância magnética com descrição de lesão volumosa de 15x8.3x5.5cm de extensão. Optado pela ressecção cirúrgica cujo anatomopatológico da peça e imunohistoquímica confirmaram achados de angiomiofibroblastoma com áreas anaplásicas e desdiferenciadas com margens cirúrgicas exíguas. Paciente com boa evolução no pós-operatório e sem necessidade de tratamento adjuvante.

DISCUSSÃO

O AFMB é uma lesão rara, sendo mais rara ainda no sexo masculino. O diagnóstico diferencial do angiomiofibroblastoma (AFMB) deve ser realizado para descartar lesões malignas, como angiomixoma agressivo, leiomioma mixoide e angiomixoma superficial. O tratamento definitivo do AFMB consiste em ressecção ampla da lesão com margens adequadas, seguida de acompanhamento a longo prazo devido ao risco de recorrência.

PALAVRAS CHAVE

angiomiofibroblastoma; benigno

Área

MISCELÂNEA

Instituições

ISCMPA - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

ANDRÉIA KAYSER CARDOZO, DANIEL DE BARCELLOS AZAMBUJA, FARES HASSAN HAMAOUI, RADAMES LACAVA SCHRAMM, JOSE VINICIUS CRUZ