Dados do Trabalho


TÍTULO

PROCTOCOLECTOMIA TOTAL VIDEOLAPAROSCOPICA COMO ABORDAGEM PARA POLIPOSE ADENOMATOSA FAMILIAR: RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

A Polipose Adenomatosa Familiar (PAF) é uma enfermidade hereditária autossômica dominante caracterizada pela presença de pólipos adenomatosos no cólon. É considerada uma condição rara, acometendo 1 a cada 8.000 a 14.000 indivíduos, e apresenta incidência equivalente entre os sexos. O objetivo deste relato foi descrever uma manifestação da PAF abordada por meio de proctocolectomia total videolaparoscópica, bem como sua evolução após o procedimento.

RELATO DE CASO

Paciente do sexo feminino, 20 anos, admitida no serviço de Coloproctologia, apresentando queixas de enterorragia, cólica e plenitude abdominais, além de perda de sangue durante flatos há vários meses. Negava comorbidades, tabagismo, além de quadro anterior semelhante ou história familiar de neoplasia colorretal. Colonoscopia realizada 3 meses antes revelou uma lesão plana localizada em reto, diagnosticada como adenoma tubular. Entretanto, em retossigmoidoscopia realizada há 1 mês detectou polipose colônica sugestiva de PAF e lesão de crescimento lateral (LST) granular nodular misto extenso em reto. Nova colonoscopia confirmou LST granular em reto médio e inferior, e pólipos sésseis entre 5 e 12 mm nas porções sigmoide, descendente e transversa do cólon. O exame histopatológico detectou pólipo serrilhado com displasia de baixo grau. Após o diagnóstico de PAF com neoplasia de reto, paciente foi submetida à proctocolectomia total videolaparoscópica com bolsa ileal em J e linfadenectomia, com ileostomia protetora. O procedimento teve duração de 8 horas devido à dificuldade de confecção da bolsa pelo mesocólon curto, sem intercorrências. Após 3 meses foi realizado o procedimento de fechamento da ileostomia para reconstrução do trânsito intestinal, com enterectomia e enteroanastomose íleo-ileal, sem intercorrências. Em 1 mês após a cirurgia, a paciente foi diagnosticada com infecção em ferida operatória. Após drenagem cirúrgica e antibioticoterapia, obteve resolução completa e os demais aspectos clínicos da evolução pós-operatória foram favoráveis.

DISCUSSÃO

Cerca de 1% dos casos de câncer colorretal são causados por PAF, evidenciando a raridade do caso apresentado. O quadro clínico tem como sintomas mais comuns diarreia, dor abdominal e sangramento retal. O diagnóstico baseia-se na identificação da mutação no gene APC (Adenomatous polyposis coli) localizado no cromossomo 5q21e na investigação por meio da colonoscopia. A cirurgia é indicada ao encontrar-se pólipos maiores que 6mm, como no caso relatado, com pólipos entre 5mm a 12mm. A proctocolectomia com bolsa ileal em J é o procedimento mais indicado para pacientes com PAF clássico, o qual consiste na remoção do intestino grosso e retirada da mucosa retal até o nível da linha denteada, formando uma bolsa interna a partir do íleo. O procedimento realizado por via videolaparoscópica apresenta como vantagem menor invasividade, e demonstrou o resultado esperado no caso relatado.

PALAVRAS CHAVE

Proctocolectomia Total; Polipose Adenomatosa do Colo; Procedimentos Cirúrgicos por Laparoscopia

Área

CÂNCER COLORRETAL

Instituições

Universidade Federal de Goiás - Goiás - Brasil

Autores

ERICKA DE SOUZA, CAMILA PEREIRA OLIVEIRA, GUILHERME DE MATOS ABE, MURILO RIBEIRO SANCHES, MARIA EDUARDA FERREIRA RODRIGUES