Dados do Trabalho


TÍTULO

SINDROME DE WILKIE: RELATO DE CASO E ABORDAGEM CIRURGICA COMBINADA

INTRODUÇÃO

A Síndrome de Wilkie, também chamada de Síndrome da Artéria Mesentérica Superior (SAMS), é caracterizada pela compressão extrínseca parcial ou completa da terceira porção do duodeno entre a artéria mesentérica superior e a aorta. Trata-se de uma causa rara de obstrução intestinal alta e é causada pela perda do assoalho gorduroso resultando em um estreitamento do ângulo aortomesentérico, acometendo principalmente indivíduos jovens após perda de peso. O objetivo deste trabalho é discutir o diagnóstico e opções de tratamento para a Síndrome de Wilkie.

RELATO DE CASO

Paciente do sexo masculino, 19 anos, admitido com dor abdominal difusa e intensa, principalmente em abdome superior de três dias de evolução. Piorava à alimentação e era associada com episódios de vômito. Havia ainda, história de importante perda de peso após a entrada para o exército brasileiro. A tomografia computadorizada de abdome mostrou progressão lenta do contraste oral na transição da terceira para quarta porção do duodeno. Evidenciou, também, redução da distância aortomesentérica (0,5 cm), causando compressão entre tais porções. Além disso, a angiorressonância mostrou uma distância encurtada entre a artéria mesentérica superior e a aorta (4mm), evidenciando um ângulo de aproximadamente 18°.

DISCUSSÃO

Os sintomas da SMAS são inespecíficos e podem ser agudos ou insidiosos a depender do grau de obstrução intestinal. O diagnóstico pode ser confirmado por métodos de imagem como angiotomografia, angiorressonância e arteriografia. Não há consenso na literatura sobre os valores associados aos critérios diagnósticos desta síndrome. Estima-se que a medida mais sensível está relacionada a uma doença aortomesentérica com ângulo menor ou igual a 25°, bem como a distância menor ou igual a 8 mm. O tratamento inicial é conservador com base em medidas de suporte, como nutrição parenteral total, cateterismo nasogástrico, hidratação venosa e correção do distúrbio eletrolítico. Esse tem razoáveis perspectivas de sucesso em pacientes com condições agudas. No entanto, em pacientes crônicos, medidas conservadoras são frequentemente associadas a baixas taxas de sucesso. No caso relatado, não houve resposta no tratamento clínico, sendo optado pelo tratamento cirúrgico. Há dois procedimentos cirúrgicos descritos na literatura: a duodenojejunostomia e a liberação do ligamento de Trietz (Cirurgia de Strong). A cirurgia de Strong envolve a divisão do ligamento de Treitz, dessa forma, liberando o duodeno distal à artéria mesentérica por meio de dissecção do peritônio que o envolve. A duodenojejunostomia consiste na anastomose da terceira porção do duodeno ao jejuno de maneira a formar um bypass. Neste caso, foi optado pela realização de uma combinação das duas cirurgias, sem comprometimento do tempo ou do custo da cirurgia. O paciente se recuperou bem e permaneceu hospitalizado por um curto período de tempo. A cirurgia melhorou totalmente a dor abdominal do paciente e a tolerância alimentar.

PALAVRAS CHAVE

SINDROME DE WILKIE, PINÇAMENTO AORTOMESENTÉRICO; OBSTRUÇÃO INTESTINAL; CIRURGIA DE STRONG; DUODENOJEJUNOSTOMIA

Área

MISCELÂNEA

Instituições

HOSPITAL DA POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS - Minas Gerais - Brasil

Autores

JÚLIA SALLES REZENDE DIAS, VINICIUS RODRIGUES TARANTO NUNES, LORENA ARAÚJO SALOMÃO, HELBERT DE PAULA PUPO NOGUEIRA, LÍGIA FERREIRA BRENCK, VINICIUS DOS SANTOS SÁ RODRIGUES, ANA CAROLINA DE ASSIS, GABRIELLA LIMA ANDRADE