Dados do Trabalho
TÍTULO
O PAPEL DA RESSONANCIA MAGNETICA DA PELVE NA IDENTIFICAÇAO DE LESOES INTESTINAIS POR ENDOMETRIOSE PROFUNDA E NA ESCOLHA DA TECNICA CIRURGICA EMPREGADA.
OBJETIVO
Avaliar a concordância dos achados na ressonância magnética de pelve (RNM) e os achados no intraoperatório das cirurgias por endometriose profunda com provável acometimento intestinal e de que maneira o exame de imagem pode prever a técnica cirúrgica escolhida.
MÉTODO
Estudo do tipo retrospectivo, realizado através da revisão de prontuários de pacientes com diagnóstico de Endometriose Profunda atendidos no Hospital Estadual Mário Covas entre Junho de 2016 e Dezembro de 2019. Foram coletados dados pessoais (idade, estado civil e cor), resultado dos exames de RNM de pelve realizados e avaliação da descrição cirúrgica com identificação da presença ou ausência de acometimento intestinal durante o intraoperatório, bem como da técnica cirúrgica instituída.
RESULTADOS
A RNM conseguiu identificar 12 dos 13 pacientes que apresentaram lesões na VLP, conferindo uma sensibilidade de 92,6%. Seis pacientes foram falso positivos e 2 verdadeiros negativos, conferindo uma especificidade de 25% ao exame. O valor preditivo positivo do exame foi de 66,7%, que é a porcentagem dos verdadeiramente acometidos que tiverem o teste positivo. O valor preditivo negativo foi de 66,7%, pois conseguiu identificar 2 (RNM sem alterações) entre os 3 pacientes verdadeiramente sem alterações na VLP. Isto confere uma acurácia (classificação verdadeira) de 66,7% e uma classificação incorreta de 33,3%. Das 13 pacientes que precisaram de tratamento, 2 (15,4%) foi submetido a “shaving”, 3 foram submetidas a ressecção discóide (23%) e 8 foram submetidas a ressecção intestinal (61,5%) com anastomose colorretal. A RNM conseguiu prever acertadamente a modalidade cirúrgica em 9 das 13 pacientes, resultando em uma acurácia de 69,2%, uma classificação incorreta de 38% e valor preditivo positivo de 83%.
CONCLUSÕES
A RNM é um excelente exame para o mapeamento pélvico da endometriose profunda e bastante útil na identificação de sinais de acometimento intestinal pela doença, apresentando uma alta sensibilidade e capaz de prever a modalidade cirúrgica empregada.
PALAVRAS CHAVE
endometriose, endometriose intestinal, ressonância magnética
Área
ENDOMETRIOSE
Instituições
FACULDADE DE MEDICINA DO ABC - São Paulo - Brasil
Autores
DIOGO FONTES SANTOS, SANDRA DI FELICE BORATTO, FLAVIA BALSAMO, SERGIO HENRIQUE COUTO HORTA, MARCELLA CONZ RODRIGUES, DEBORA FONTES SANTOS, RODRIGO LAVIGNE GESTEIRA SLAIBI