Dados do Trabalho


TÍTULO

DIFICULDADES NO DIAGNOSTICO DAS MANIFESTAÇOES ORAIS DA DOENÇA DE CHRON

INTRODUÇÃO

Doença de Crohn é uma doença inflamatória intestinal de etiologia pouco conhecida relacionada com a hiperatividade do sistema imune digestivo caracterizada pelo acometimento focal, assimétrico e transmural de todo o trato gastrointestinal, desde a boca até o ânus. O quadro clínico é caracterizado por diarréia crônica, dor abdominal, febre, anorexia, perda de peso, desnutrição, fadiga, sarcopenia, osteopenia, osteoporose e úlceras aftosas, as quais podem se estender por todo trato digestivo. No entanto, nem todos os casos se manifestam com clínica gastrointestinal, o que pode dificultar e retardar o diagnóstico da doença. Diante disso, o presente trabalho objetivou relatar o caso de um paciente com diagnóstico tardio de Doença de Crohn devido a carência de achados clínicos relacionados ao tubo digestivo, sendo as úlceras orais a única manifestação clínica da doença.

RELATO DE CASO

Paciente masculino, 30 anos com queixa de dificuldade de se alimentar devido a úlceras orais recorrentes e perda ponderal importante há 4 anos. Apresentava a oroscopia, lesões esbranquiçadas maiores de 3 centímetros em palato mole e língua.
Colonoscopia: Cólon ascendente com deformidade no Ceco, ulcerações aftoides, hiperemia e distorção do aspecto no local Válvula Ileocecal deformada com lesões aftoides e edema, que impossibilitou a passagem do aparelho para o íleo terminal. Cólon transverso com aspecto triangular, ulceração aftoide a 80 centímetros da borda anal, com fibrina e bordas elevadas com aspecto inflamatório. Cólon descendente sem lesões ou deformidades. Sigmoide pérvio sem deformidades ou lesões. Junção retossigmoidiana normal. Reto sem deformidades com mucosa distal apresentando focos de hiperemia e edema. Ausência de sangue e tumorações na luz intestinal. Hipótese diagnóstica: Doença de Crohn.

DISCUSSÃO

No relato se destaca a importância de pesquisar a presença de doença inflamatória intestinal mesmo que assintomática e a apresentação de sintomas orais exuberantes, sem queixas gastrointestinais; não obstante haver lesões colônicas em Transverso e Ascendente. Já que a presença de lesões orais sem envolvimento gastrointestinal é pouco relatada na literatura.
O diagnóstico do paciente em questão foi tardio pelo fato da apresentação clínica ter sido diversa do habitual. Portanto, na carência de achados clínicos relacionados ao tubo digestivo e achados bioquímicos inespecíficos, a constatação foi feita por meio de exames endoscópicos alto e baixo, radiológicos e histopatológicos.
Optou-se incialmente pela corticoterapia oral, que levou a melhora importante da sintomatologia; no seguimento, após estabilizado o quadro clínico, a escolha foi associar imunomodulador com azatioprina. O paciente em questão, atualmente, está fazendo o uso tópico da medicação nas lesões orais apresentando remissão das mesmas, e apresenta melhora na qualidade de vida, permanecendo em constante reavaliação para continuidade ou alteração farmacológica.

PALAVRAS CHAVE

Doença de Crohn, úlceras orais, diagnóstico

Área

DOENÇAS INFLAMATÓRIAS DO INTESTINO

Instituições

Santa Casa de Franca - São Paulo - Brasil

Autores

RAYSSA SAWAN MENDONÇA, GEISA RIBEIRO BORGES, PEDRO DE LACERDA LIMA, EDUARDO GUERRA BARBOSA SANDOVAL