Dados do Trabalho


TÍTULO

ABDOME AGUDO OBSTRUTIVO NO HOSPITAL DA POLICIA MILITAR GENERAL EDSON RAMALHO: PERFIL DO PACIENTE CIRURGICO E COMO MINIMIZAR OS SEUS DANOS

OBJETIVO

Avaliar o perfil dos pacientes com abdome agudo obstrutivo submetidos ao tratamento Clínico e cirúrgico no Hospital da Policia Militar General Edson Ramalho(HPMGER) no período de 2018 a 2020.

MÉTODO

Trata-se de um estudo do tipo descritivo, individuado, observacional, transversal e retrospectivo, realizado a partir de dados do registro de pacientes atendidos no HPMGER. A amostra foi constituída por pacientes diagnosticados com abdome agudo obstrutivo.

RESULTADOS

Foram analisados 129 registros de pacientes atendidos por quadro de abdome agudo obstrutivo no Hospital da Policia Militar General Edson Ramalho - PB no período do estudo. Nestes registros foram predominantes os pacientes do sexo femino, na sexta década de vida e com o diagnóstico de neoplasias.

CONCLUSÕES

O abdome agudo é umas das principais causas de consulta na emergência médica. Existem diversas etiologias, elas são: inflamatório, obstrutivo, isquêmico, perfurativo e traumático. Um rápido diagnóstico e tratamento são essenciais para um desfecho favorável ao paciente.
Dessa forma o abdome agudo obstrutivo é um diagnóstico sindrômico frequente nos atendimentos do Hospital da Policia Militar General Edson Ramalho, havendo uma moderada taxa de mortalidade associada a essa condição. Tem como principal diagnóstico etiológico as neoplasias, atinge principalmente a população idosa, acima de 60 anos, e apresenta uma maior incidência no sexo feminino. Com propostas de mudanças no acesso a saúde básica e tratamento precoce, grande parte dos casos de obstrução intestinal não ocorreriam, poupando recursos, diminuindo óbitos e a excessiva demanda de serviço do HPMGER.

PALAVRAS CHAVE

ABDOME AGUDO OBSTRUTIVO; URGENCIA E EMERGENCIA CIRURGICA; CANCER DE COLON

Área

URGÊNCIAS COLOPROCTOLÓGICAS

Instituições

Hospital da Policia Militar General Edson Ramalho - Paraíba - Brasil

Autores

JUAREZ SILVESTRE NETO, SAMARA DUARTE OLIVEIRA, CAMILA FERREIRA REBOUÇAS, ICARO TORRES LAGE, JUSCIELLE DE SOUZA BARROS, NATALIA MAIA ESMERALDO PEIXOTO, PERICLES JOSE CARVALHO DE OLIVEIRA, MICHELLY MELLINNY QUEIROGA GOMES